quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Programas de empreendedorismo para jovens contribuem para a formação de uma nova mentalidade


“A educação para o empreendedorismo contribui para uma alteração, a médio prazo, dos comportamentos dos jovens”. A afirmação é do Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, e foi feita aquando da intervenção proferida na 2ª visita de acompanhamento às escolas, realizada ontem, à Escola Profissional de Vila Franca do Campo, no âmbito do projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!”.



O encontro decorreu no pavilhão multiusos de Vila Franca do Campo, Açor Arena, e juntou várias turmas da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, que estão envolvidas no programa de educação para o empreendedorismo do Governo dos Acores.

O Diretor Regional da Juventude salientou a importância de se tomar uma atitude na área do empreendedorismo, afirmando que “se não se fizer nada hoje esta alteração de comportamentos será mais difícil no futuro.”

A este respeito, Bruno Pacheco referiu que “começam a surgir indicadores interessantes que não têm a ver, em particular, com o programa Educação Empreendedora, mas com toda a estratégia que o Governo dos Açores desenhou para incentivar o empreendedorismo e deu como exemplo notícias muito recentes de novos projetos empresariais liderados por jovens de várias ilhas dos Açores.

O diretor esclareceu, ainda, que a 2ª visita de acompanhamento tem como propósitos “avaliar como está a decorrer todo o processo de implementação dos objetivos deste pograma junto dos públicos-alvo escolhidos e selecionados e perceber como está a correr a implementação dos Clubes de Empreendedorismo - uma das peças fundamentais na implementação deste programa junto das escolas”

Bruno Pacheco, esclarece que, nesta altura, já se está a começar a preparar a terceira fase do programa - o concurso regional IdeAçores.

O IdeiAçores é uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude e da Direção Regional da Educação, em colaboração com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores e vai desenvolver-se no final do mês de Maio.

O Diretor Regional da Juventude concluiu afirmando que um dos objetivos do IdeAçores para o próximo ano letivo é “chegar a mais escolas, envolver mais professores e, por esta via, atingir o objetivo de alteração de comportamentos.”



GaCS

Sem comentários: