quarta-feira, 28 de março de 2012

Cláudia Cardoso recebeu em audiência o Bispo de Angra e Ilhas dos Açores - retificada


A Secretária Regional da Educação e Formação recebeu esta quarta-feira em audiência, o Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, numa audiência que serviu para afinar alguns procedimentos relativos a implementação e funcionamento da disciplina de Educação Moral, Religiosa Católica no sistema educativo regional. Recorde-se que esta é uma disciplina de oferta obrigatória embora de frequência facultativa.



No final da audiência, Cláudia Cardoso explicou aos jornalistas que “foi possível ainda perceber que houve um aumento do número de alunos inscritos, desde o momento em que, por via da alteração da legislação, se procedeu à oferta, por escola, duma disciplina alternativa”, uma vez que anteriormente, “os alunos que tinham Religião e Moral tinham mais 45 minutos de aula do que os colegas que não optavam por essa frequência”.


O que se verificou, disse a Secretária Regional, foi que, ”com a oferta duma disciplina alternativa foi possível que aumentasse ligeiramente o número de alunos que frequentam” a Educação Moral, Religiosa Católica.


Por outro lado, Cláudia Cardoso manifestou ao Senhor Bispo “o compromisso de não obstaculizar” a frequência da disciplina, ao nível do 1º Ciclo.


Lembrando que a escola é laica, a Secretária Regional da Educação garantiu ainda assim que a tutela “não obstaculizará e facilitará” a frequência da disciplina neste nível de ensino “sempre que houver alunos interessados”.


Nesta audiência serviu ainda para falar do quadro de docentes afetos à Religião e Moral uma vez que este é “um quadro diferente do quadro de professores das restantes disciplinas, uma vez que é um quadro à parte: é uma bolsa de recrutamento de professores, a nível regional, que vão sendo afetos às escolas”.



GaCS

Sem comentários: