O Secretário Regional da Presidência considerou ontem que a construção da nova Pousada de Juventude de Lagoa, da responsabilidade da autarquia lagoense, “é um investimento audacioso e estratégico”, sublinhando que ele “constitui uma prova inequívoca que tempos de contenção não têm de ser tempos de inação e de que investir com critério e sustentabilidade é muito mais importante, nos tempos que correm, do que pura e simplesmente deixar de investir”.
André Bradford que falava na cerimónia de inauguração da Pousada de Juventude da cidade de Lagoa, assinalou que a nova infraestrutura “qualifica a oferta turística do concelho e que constitui, em simultâneo, um activo na estrutura financeira da autarquia”, adiantando que agora “há que rentabilizá-lo, promovê-lo, torná-lo competitivo e dinâmico num mercado que exige uma postura comercial ativa e uma noção muito apurada das exigências da competitividade”.
No seguimento da recente elevação a cidade, segundo o governante, a Lagoa “deu mais um passo no caminho da sua projecção enquanto concelho que, apesar da circunstância geográfica de estar próxima do maior concelho da ilha, se afirma cada vez mais como possuidora de uma vivência e de uma estratégia de desenvolvimento próprias, capaz de aproveitar o perímetro da sua autonomia autárquica para tomar o seu destino nas suas próprias mãos”.
No contexto do desenvolvimento do concelho de Lagoa, André Bradford enalteceu o projecto autárquico e o seu protagonista, frisando a sua “dedicação exclusiva à Lagoa, honrando assim o compromisso eleitoral e politico que fez, sem encarar a responsabilidade de ser Presidente da Câmara como um instrumento para ser outra coisa qualquer”. Para o responsável, “o presente contexto económico, financeiro e social, exige total disponibilidade de quem gere instituições públicas, e não se coaduna com hesitações estratégicas ou considerações partidárias”.
O Governo dos Açores, lembrou o Secretário Regional da Presidência, “vem desenvolvendo, há mais de uma década, um intenso esforço no sentido de, no quadro das políticas públicas de Juventude, incrementar a mobilidade dos jovens açorianos, fomentando a interação entre concelhos e ilhas e, deste modo, reforçando o sentimento de pertença regional e o conhecimento que temos uns dos outros em toda a Região”.
No contexto do desenvolvimento da mobilidade dos jovens, André Bradford considerou que instrumentos de acção como o Cartão Jovem, cuja edição deste ano, revelou, “irá ser lançada em breve”, e a Rede Regional de Pousadas de Juventude, “têm desempenhado um papel fundamental e são “factores determinantes para impulsionar a captação de turistas jovens, fazendo uso do potencial dos Açores enquanto destino privilegiado para o desenvolvimento de experiências de aventura e natureza”.
O alargamento da Rede de Pousadas de Juventude de “três unidades, no final da legislatura passada, para cinco e mais uma, no final da presente legislatura, mantendo o equilíbrio financeiro da empresa de capitais maioritariamente públicos que gere o sector e aumentando consecutivamente a procura deste tipo de alojamento”, na opinião do governante, foi um “desígnio conseguido de forma gradual e consistente”.
Para André Bradford, o Governo dos Açores, depois do trabalho que já foi feito, pretende que as Pousadas de Juventude “vão um pouco mais além e se constituam como elementos potenciadores e de alavancagem do desenvolvimento de projectos na área do turismo liderados por jovens”, acrescentando que as pousadas possuem “dinâmicas comerciais que devem ser aproveitadas pelo empreendedorismo jovem, através da prestação de serviços inovadores e diferenciados”.
O desafio que se coloca agora, segundo o responsável, vai no sentido da transformação das Pousadas de Juventude “na locomotiva do turismo jovem nos Açores, numa lógica de empresa âncora à volta da qual surjam projectos empresariais de pequena e média dimensão, com caracter modernizador e vocação complementar”.
No capítulo da promoção “muito activa” que tem sido desenvolvida pelo Governo dos Açores junto dos jovens, André Bradford concretiza que ela se tem efectuado com a “presença nas redes internacionais, como o HI Hosteling e o Hostel World, até à presença no mercado nacional”, esforço, que, considera, “já está a dar frutos: mais de 30% das dormidas na nossa rede de pousadas são de origem estrangeira”.
Relativamente ao esforço de promoção que tem sido feito, André Bradford revelou que, na próxima semana, “estará nos Açores uma equipa do “Canal Plus”, a principal estação privada de televisão espanhola, com o propósito de promover os Açores como destino turístico de juventude.
As políticas públicas, desenvolvidas pelo Governo dos Açores e destinadas à juventude, frisou André Bradford, “têm um percurso feito de muito trabalho: Para chegarmos até aqui, trabalhamos muito. Para chegarmos até aqui tivemos sempre os olhos postos nos nossos jovens, na sua emancipação e no desenvolvimento da sua capacidade de participação activa na sociedade”.
“É este o rumo a prosseguir com renovada confiança”, concluiu.
GaCS
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