O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje o lançamento, esta semana, de um novo programa destinado à restauração, hotelaria e similares que prevê a atribuição de apoios na aquisição de produtos regionais.
“Este é um programa que está previsto na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial e que consiste na atribuição de um apoio relativamente ao montante de aquisição de produtos regionais”, adiantou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo falava após ter visitado a empresa Easy Fruits & Salads, um empreendimento criado recentemente por jovens açorianos licenciados na Universidade dos Açores, que se dedicam à produção e comercialização de produtos hortícolas.
Vasco Cordeiro revelou que o novo programa prevê um apoio financeiro não reembolsável correspondente a 10 por cento do montante relativo à aquisição de produtos regionais, estabelecendo ainda uma majoração para os produtos certificados, que aumenta a taxa de comparticipação para os 14 por cento.
“Estamos a falar de um apoio que pode ir até cinco mil euros por estabelecimento e quinze mil euros por empresa e que se destina a todas as empresas e sociedades que desenvolvam a sua atividade nesta área da restauração, hotelaria e similares”, explicou o Presidente do Executivo Regional.
Com este programa, o Governo dos Açores pretende valorizar a produção regional, permitindo uma redução das importações e, simultaneamente, apoiar os setores que têm sido especialmente afetados pela atual conjuntura, como é o caso da restauração e da hotelaria.
Sobre a empresa que hoje visitou, Vasco Cordeiro salientou que se trata de um “bom exemplo” que demonstra a capacidade empreendedora da juventude da Região, uma vez que se trata de um projeto de jovens formados na Universidade dos Açores.
Além disso, a Easy Fruits & Salads constitui um “exemplo” de projeto que garante a substituição de importações, que aposta no aproveitamento comercial da marca “Açores”, assim como na boa utilização dos fundos comunitários, através dos apoios concedidos pelo programa ProRural.
“Estes são importantes aspetos, que interessa salientar nesta conjuntura em que vivemos. Esta capacidade empreendedora, o bom aproveitamento de fundos e a capacidade de diferenciação e de qualidade dos produtos regionais, que conduzem, claramente, à sua afirmação no mercado”, concluiu Vasco Cordeiro.
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário