quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Açores estão a fazer tudo para acompanhar os seus desempregados

O Governo dos Açores está a fazer tudo o que é possível para acompanhar os desempregados no arquipélago e fá-lo melhor do que está a acontecer no resto do país.

A opinião é da secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, e foi expressa hoje na Assembleia Legislativa dos Açores.

Para a secretária regional, nessa diferenciação reside, aliás, a razão pela qual os Açores apresentam também melhores resultados em matéria de emprego.

Se nos Açores se verificasse a situação que se passa, por exemplo, na Madeira ou até no país, nós tínhamos hoje 13.200 desempregados em vez dos actuais 6.181, observou Ana Paula Marques.

Adiantou ainda que o Governo, para melhorar essa situação, está a encaminhar para uma formação qualificante todos aqueles que, por possuírem baixas qualificações, têm também menor empregabilidade, e que ainda recentemente colocou em programas ocupacionais mais de 400 pessoas.

De ente as medidas tomadas, Ana Paula Marques destacou ainda o encaminhamento que está a ser dados nos Açores para um processo de certificação de competências de todos aqueles que estão em condições de terem uma certificação profissional e uma certificação académica.

Alem disso, os desempregados açorianos, comparativamente com o que sucede no resto do país, recebem mais cedo o subsídio de desemprego porque conseguimos processá-los duas vezes no mês, acrescentou a governante.

Ana Paula Marques disse ainda que o Governo dos Açores lamenta naturalmente o número de desempregados que existe, mas sublinhou que a Região está a fazer tudo o que está ao seu alcance para combater esse problema, que, sem deixar de o ser, é menor das ilhas do que no país.


GaCS/FG

Sem comentários: