sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Passeio pedestre este sábado em São Miguel com 60 participantes

A Associação Ecologista Amigos dos Açores realiza amanhã, sábado, o primeiro de 12 passeios pedestres deste ano na ilha de S. Miguel.

Este primeiro passeio pedestre do ano, entre o Pico da Pedra e o Pinhal da Paz, que contará com cerca de seis dezenas de participantes. Terá uma duração de quatro horas e um nível de dificuldade baixo, permitirá aos participantes descobrir locais menos conhecidos da ilha, além da sua fauna e flora.

"Há uma grande receptividade das pessoas, que gostam de participar nestes passeios para conhecerem um pouco mais determinadas áreas onde não circulam no dia a dia", afirmou Diogo Caetano, presidente dos Amigos dos Açores, salientando que estas iniciativas registam, em média, meia centena de participantes.

Para este ano, a associação tem previsto 12 passeios pedestres em S. Miguel, além de três visitas a cavidades vulcânicas, quatro passeios de bicicleta e dois de barco.

"Os passeios pedestres são a actividade mais consolidada da associação e permitem dar a conhecer para proteger algumas zonas menos conhecidas das pessoas", salientou Diogo Caetano, acrescentando que estas iniciativas têm uma duração média de quatro a cinco horas, incluindo paragem para um lanche.

"Aproveitando o conhecimento que a associação tem destes caminhos, os participantes podem admirar as paisagens e observar a fauna e flora", frisou o dirigente ambientalista.

O arquipélago dos Açores tem actualmente com 64 percursos pedestres classificados, considerando Diogo Caetano que se tratam de "bons trilhos, com boas condições" para a prática do pedestrianismo, uma actividade que atrai cada vez mais pessoas.

A maioria parte dos trilhos classificados nos Açores encontram-se em S. Miguel, que possui 27 caminhos pedestres devidamente identificados, encontrando-se os restantes no Pico (10), S. Jorge (6) e Terceira (5).

Existem ainda percursos pedestres no Faial (4), Flores (4), Graciosa (3), Santa Maria (3) e Corvo (2).

Os 'Trilhos dos Açores' constituem uma rede de percursos pedestres classificados pelo Governo Regional, que aproveitam os antigos caminhos utilizados pelas populações locais na sua via quotidiana e nas deslocações entre as localidades da mesma ilha.

Estes trilhos, caracterizados pela beleza das paisagens que atravessam, formam uma rede de ligações em cada ilha, junto ao mar ou no interior, em zonas de altitude.

Fonte: DN

Sem comentários: