sábado, 23 de janeiro de 2010

Evolução da rede viária de Angra do Heroísmo em exposição

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos inaugurou, ontem à noite, a exposição “História das Estradas da Terceira – Angra do Heroísmo: Passado…Presente…Futuro”.

José Contente valorizou, uma vez mais, a itinerância desta mostra que tem percorrido as diferentes ilhas do arquipélago. “Esta é uma exposição temática sobre estradas e que está a correr as ilhas dos Açores e culminará numa exposição global em S. Miguel”, referiu.

A mostra fotográfica assenta na comparação de alguns troços da rede viária regional com décadas de diferença. No caso da selecção de imagens do arquivo em Angra do Heroísmo existem termos de comparação entre a década de 20 do século XXI, a actualidade a inclusive a projecção do futuro com o projecto da nova via que servirá o acesso ao futuro Hospital da cidade.

O governante frisou ainda que a demonstração visual é elucidativa da evolução qualitativa das estradas regionais da ilha, com novos acessos, mais seguros, modernos e condizentes com as necessidades e exigências de segurança actuais.

No entanto, não deixou de sublinhar que a exposição é também um testemunho da história, referindo que “queremos que vejam além da obra pública no sentido restrito. Quisemos, com esta exposição, neste caso na ilha Terceira, mostrar que as estradas têm uma perspectiva histórica, uma perspectiva que pode ser valorizada sob o ponto de vista do acervo documental”.

A mostra além das fotografias inclui outros adereços referentes à figura actual e passada do cantoneiro, além de uma mapa do século XIX cedido pelo Museu de Angra do Heroísmo, “mais um elemento importante para apresentarmos a perspectiva diacrónica das história das estradas”, acrescentou José Contente.

Na última década houve uma forte aposta na rede viária da ilha, infra-estrutura onde já foram investidos mais de 60 milhões de euros “para dar qualidade” às estradas da Terceira, concluiu o secretário dos Equipamentos.

A exposição estará patente ao público no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo até ao dia 30 de Janeiro. Para o início de Fevereiro está já agendada a próxima exposição do género, desta vez dedicada ao concelho da Praia da Vitória.



GaCS/VS

Sem comentários: