segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Endereços dos Açores passam a estar disponíveis online através do SIGEndA


“Os Açores estão, uma vez mais, um passo à frente no que diz respeito à inovação tecnológica, estamos a caminhar a largos passos no domínio das novas tecnologias”. Foi desta forma que o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos apresentou, hoje, o projecto SIGEndA - Sistema de Informação Geográfica de Endereços dos Açores, o primeiro sistema existente no país, com carácter regional, de acordo com as regras definidas pela directiva INSPIRE.

A entrada em vigor da Directiva Comunitária INSPIRE – através da qual as diversas regiões europeias deverão disponibilizar, para os organismos comunitários, administração nacionais, regionais e locais, e para os cidadãos em geral – implica o acesso a diversas categorias temáticas de dados geográficos, entre os quais os “Endereços”, ou seja, a “localização de propriedades com base em identificadores de endereço, em regra, o nome da rua, o número da porta e o código postal”.

Esta informação, sublinhou José Contente, “é da responsabilidade dos Municípios, pois é a estes que cabe a atribuição dos nomes das vias e dos números de polícia. No entanto, a maioria não dispõe desta informação, ou quando a possui, não se encontra de acordo com as regras impostas pela directiva INSPIRE. Neste caso, o Governo Regional tomou a iniciativa de constituir esta base de dados geográfica regional de endereços - SIGEndA, abrangendo todas as ilhas dos Açores”.

A partir de hoje está já disponível informação referente às ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico. No entanto, anunciou o governante, dentro de dois meses será disponibilizada informação para as ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo, prevendo-se que até ao final do ano todo o arquipélago fique abrangido com a inclusão das ilhas de São Jorge e Graciosa.

Toda a informação ficará disponível ao público através de um site, com capacidade de pesquisa de endereços, no portal do IDEiA em ideia.azores.gov.pt.

Este sistema poderá responder a um vasto leque de aplicações, desde logo a georeferenciação de todas as identidades existentes nos Açores; a disponibilização de informação para os nossos turistas e visitantes, para os sistemas da Protecção Civil, para empresas prestadoras de serviços, nomeadamente de telecomunicações, etc.

“O nosso projecto é ainda mais ambicioso na medida em que pensamos complementar toda esta informação de endereços com imagem fotográfica e vídeo, que permita circular virtualmente nas nossas estradas tendo uma visão digital daquilo que é a realidade”, afirmou José Contente, anunciando já a segunda fase do projecto.

Devido à forte expansão territorial existente, sobretudo nas principais zonas urbanas dos Açores, foi celebrado um contrato de fornecimento/actualização, por um período de dois anos, a fim de se evitar que a informação cartográfica existente fique rapidamente desactualizada. Ao mesmo tempo, esta ferramenta interactiva permite que qualquer cidadão corrija anomalias ou forneça dados para o carregamento do sistema.

O secretário regional referiu ainda que “a cartografia digital e a geo-referenciação são temáticas que têm sofrido uma forte evolução nos Açores nos últimos anos”. Testemunho dessa tendência, acrescentou, “é este projecto demonstrativo da cada vez maior capacidade técnica existente na região, incentivando assim o desenvolvimento de competências numa área de extrema importância estratégica, como são as tecnologias de informação e comunicação na componente dos sistemas de informação geográfica”.

O SIGEndA insere-se no projecto “IDEiA – Infra-estrutura de Dados Espaciais interactiva dos Açores”, na área dos Sistemas de Informação Geográfica – SIG, que está ser desenvolvido pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações.



GaCS/VS

Sem comentários: