sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Estação de geo-referenciação da Terceira integra rede europeia

A estação permanente da ilha Terceira, pertencente à Rede de Estações Permanentes da Região (REPRAA), foi recentemente incluída numa das redes mais importantes a nível internacional, a EUREF Permanent Network (EPN).

O anúncio partiu do secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos durante a visita à estação GNSS (Global Navigation Satellite System), na ilha Terceira.

José Contente realçou o papel estratégico que o conjunto das actuais sete estações permanentes na Região estão a desempenhar em diferentes áreas, mediante a recepção e disponibilização de dados geo-referenciados disponíveis no site da REPRAA.

Tal como as outras seis estações da REPRAA, a estação da ilha Terceira pode ser utilizada por todos os utilizadores que necessitam de recolher dados geográficos correctamente georeferenciados (topógrafos, cartógrafos, utilizadores SIG, projectistas, etc). O utilizador pode usar este equipamento em tempo real usando uma simples ligação à internet via telemóvel, ou em gabinete utilizando os dados disponíveis no site www.repraa.azores.gov.pt.

“As sete estações já estão ao serviço dos açorianos e daqueles que fazem projectos que têm que ser obrigatoriamente geo-referenciados, ou seja, que têm que indicar uma localização rigorosa e exacta num qualquer projecto de construção”, referiu o governante.

Neste momento a REPRAA tem sete estações permanentes disponíveis estando em processo de instalação as estações de Santa Maria, São Jorge e Faial.

“Queremos cobrir toda a Região e por isso vamos avançar este ano para as restantes ilhas que ainda não dispõe desta tecnologia, integrando, como mais este passo, a tecnologia GPS, espacial, que confere utilidade e credibilidade a estes investimentos”, sublinhou o secretário regional.

A cobertura de todo o arquipélago com estas estações permanentes de tecnologia espacial – que captam, processam e transmitem dados GNSS, que neste momento engloba os famosos dados GPS (americanos) e também os dados GLONASS (do sistema russo) - é feita pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos em colaboração com outras três entidades, o Instituto Geográfico Português e as Universidades de Lisboa e Porto.

Nas palavras de José Contente, “esta estação corresponde a um avanço no âmbito das estações semelhantes que já existem na Europa, por isso integrar a rede europeia EUREF, que de algum modo credibilizam e autenticam os dados fornecidos por este tipo de estações”.

A EPN (EUREF Permanent Network) tem mais de 200 estações distribuídas por toda a Europa e que providenciam dados em tempo quase real e em tempo real de alta qualidade.

Os dados da rede EPN são utilizados semanalmente para o cálculo de posições que são usadas para a realização dos Sistemas de Referência europeus. Estes Sistemas de Referência formam a espinha dorsal dos trabalhos geográficos e geodésicos realizados em território europeu.



GaCS/VS

Sem comentários: