quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Governo implementa melhorias no Perímetro Florestal da Graciosa



A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas está a proceder à requalificação dos núcleos florestais da Caldeira e da Serra Branca através da beneficiação e construção de infra-estruturas, promovendo o correcto ordenamento e usufruto destes espaços por parte da população da ilha Graciosa.

No Núcleo Florestal da Caldeira destacam-se as obras de requalificação do parque de recreio, que está a ser dotado de infra-estruturas condignas à sua utilização, nomeadamente através da construção de sanitários, de um Centro de Interpretação Florestal, da instalação de uma área de recreio infantil, recuperação dos seus miradouros e rearranjo das áreas de merendas, através da instalação de novo mobiliário.

Por outro lado, no Núcleo Florestal da Serra Branca, encontra-se em fase de conclusão a construção de um parque de retém de gado. São várias as centenas de cabeças de gado que dão entrada nas pastagens baldias todos os anos, sendo o Serviço Florestal da Graciosa responsável pelo maneio dos animais durante a sua permanência nestas áreas.

Paralelamente, e no sentido de promover um correcto ordenamento do território, a Direcção Regional dos Recursos Florestais encontra-se a realizar um ensaio com vista à instalação de cortinas de abrigo nesta área.

Pretende-se, com este ensaio, testar diferentes espécies florestais, com vista a avaliar as que são mais indicadas para um futuro projecto de arborização que abranja todo este perímetro florestal.

Além dos benefícios relacionados com a diversificação da paisagem e promoção da florestação numa ilha onde a taxa de arborização ronda apenas os 16 por cento, são diversas as vantagens que estas estruturas podem trazer, nomeadamente ao nível da intercepção de nevoeiros e aumento da água disponível, protecção dos animais nas áreas de pastagem e aumento da produção forrageira.



GaCS/MS

Sem comentários: