quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Governo consolida pontes afectadas pelas cheias na Terceira

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou esta tarde as obras de consolidação das pontes da freguesia de Quatro Ribeiras, no concelho da Praia da Vitória.

As três pontes visitadas pelo governante, cuja estrutura foi afectada com as intempéries de 15 de Dezembro, estão já a ser alvo de trabalhos de reforço da segurança, de acordo com os parâmetros analisados pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).

De acordo com José Contente, a intervenção que o Governo dos Açores está a fazer nas três pontes da freguesia das Quatro Ribeiras implica o reforço estrutural das obras de arte era, a construção de muros ala, a melhoria das drenagens, da impermeabilização dos tabuleiros e a consolidação, não só das bases da ponte, como também a execução do processo de insulamento da zona inferior dessas pontes.

Mediante a execução destas obras ficam assim garantidas as condições de segurança necessárias para a circulação rodoviária, e não só, sobre os taludes afectados pelas cheias do mês passado.

A propósito, referiu o secretário dos Equipamentos, “neste momento esse reforço estrutural já existe com as obras que foram executadas, em primeiro lugar, na base destas pontes”, mas, acrescentou, “o Governo Regional, no sentido de acautelar e prevenir situações futuras que tenham a ver com a possibilidade de maior afluência, fluxo de tráfego e tráfego pesado, vai fazer novos projectos de intervenção para estas estruturas de modo a dotá-las de todas as condições necessárias e suficientes para que elas ofereçam a segurança máxima adequada ao tráfego do futuro”, anunciou.

A empreitada que garantirá o reforço estrutural da ponte da Ribeira Grande, da ponte Nova e da ponte Pequena deve ficar concluída no prazo de quatro meses.



GaCS/VS

Sem comentários: