quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Encerrados os últimos contentores com passivo de pneus na Região

Por iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a exportação de pneus usados iniciou-se em Junho de 2007 em São Miguel, tendo sido removidos desde então um total de 5400 toneladas de passivo destes resíduos perigosos em todo o arquipélago. Os pneus usados foram fragmentados, contentorizados e encaminhados para valorização em Portugal Continental.

Esta acção permitiu a remoção de 3061 toneladas de pneus usados de São Miguel, 182 toneladas de Santa Maria, 1704 da Terceira, 24 toneladas de São Jorge e, para finalizar, 420 toneladas do Pico. Foi nesta sequência que o director regional do Ambiente, Frederico Cardigos, se deslocou ontem à ilha do Pico para, em conjunto com as entidades locais envolvidas na sensibilização da população e remoção do passivo, assistir ao fechar dos últimos contentores.

“Apesar de ter havido no passado deficiências na gestão dos resíduos no arquipélago dos Açores, estamos perante o momento em que podemos acabar com décadas de passivo ambiental”, afirmou o director regional na ocasião, acrescentando que, “em 2002 começámos os procedimentos para a detecção e a remoção da generalidade dos resíduos abandonados em todas as ilhas. Para além de outras tipologias, exportámos cerca de 670 mil litros de óleos minerais usados e, agora, terminamos a remoção do passivo de pneus. Foi um esforço elevado e que contou com a participação de diversos departamentos do Governo Regional, autarquias, empresas privadas e os cidadãos dos Açores”.

Frederico Cardigos afirmou ainda que “exportámos todos os resíduos metálicos abandonados e identificados em Santa Maria e nas Ilhas da Biosfera: Corvo, Graciosa e Flores e, neste momento, já estamos a exportar regularmente para valorização o activo de resíduos em taxas superiores a 10 mil toneladas por ano, valor impensável até há pouco tempo. Ou seja, chegamos a este momento com a real possibilidade de ter as ilhas limpas de passivo ambiental de resíduos não controlados.”

Neste momento, para além das diferentes ferramentas legais e operacionais, o Governo dos Açores acabou de lançar o programa EcoFreguesias que pretende sensibilizar as autarquias locais para a problemática dos resíduos abandonadas, associando-as ao esforço para a sua boa gestão.


GaCS/SF/DRA

Sem comentários: