
A campanha SOS Cagarro 2010 teve a sua abertura oficial esta sexta-feira, na Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico, para um auditório repleto de alunos, funcionários, professores e deputados europeus em visita oficial aos Açores.
Paulo Henrique Silva, da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, apresentou imagens e sons desta espécie, salientando os aspectos que a tornam tão importante e que implicam a sua preservação.
De seguida, o coordenador da campanha na ilha do Pico, o Vigilante da Natureza Paulo Freitas, apresentou as linhas gerais da acção em 2010, salientando as entidades parceiras a nível regional e dando indicações para o que se deve fazer quando se encontra uma ave perdida.
A Campanha SOS Cagarro tem uma grande expressão na ilha do Pico, sendo esta uma das ilhas que mais tem contribuído com registos de salvamentos de cagarros nos últimos anos. A rede de parceiros é considerada exemplar em termos de participação, articulação e funcionamento, garantindo uma cobertura da quase totalidade da orla costeira por brigadas de salvamento e em todas as noites.
Na cerimónia de abertura da campanha, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Menezes, apelou à participação de toda a sociedade açoriana durante as próximas semanas na preservação e protecção desta espécie simbólica para a Região.
No Faial, a abertura da Campanha SOS Cagarro 2010 teve lugar na escola EB1/JI de Castelo Branco.
A sessão de sensibilização ambiental esteve a cargo do Parque Natural do Faial e consistiu numa apresentação aonde se focaram as principais características morfológicas desta ave marinha, o seu ciclo de vida e o correcto procedimento a adoptar para o salvamento desta espécie ameaçada.
Integrada na mesma actividade a REMA (Rede de Educação Marinha dos Açores) dinamizou o módulo Expositivo “Eu sou um Cagarro”, ao qual está associada a sessão “A Viagem”. Esta sessão conta com a aplicação de técnicas expressivas integradas e com muita animação, onde estão presentes as personagens Chico Carocha e as mensagens do Professor OscópioTM.
A actividade contou ainda com uma demonstração dada pelos Vigilantes da Natureza sobre a metodologia a adoptar para o correcto salvamento desta ave marinha. Por fim, os alunos apresentaram uma música sobre o Cagarro. Na ocasião foram entregues aos alunos diversos puzzles das espécies marinhas protegidas dos Açores e o “Kit SOS Cagarro”.
Ainda no âmbito desta Campanha, no dia 29 de Setembro houve uma reunião de pré-campanha na sede do Serviço de Ambiente do Faial em que estiveram presentes as diversas entidades parceiras e colaboradoras da ilha. Os objectivos desta reunião incluíram a designação de tarefas e de responsabilidades.
Por outro lado, a Ecoteca de Angra do Heroísmo coloca à disposição da comunidade escolar a possibilidade de participar em sessões de esclarecimento acerca da espécie Calonectris diomedea borealis (cagarro). Estas sessões terão lugar no auditório da ecoteca de Angra do Heroísmo até ao dia 15 de Novembro, em horário a acertar aquando da marcação dos grupos.
A abordagem pedagógica das sessões varia em função do grau de ensino e demais especificidades dos grupos.
Canções, conto e teatro alusivos à temática serão recursos a utilizar com crianças de Jardim-de-infância e de 1.º Ciclo. Para os de idade mais avançada serão dinamizadas sessões com recurso a powerpoint, discussão e partilha de conhecimentos.
Esta actividade enquadra-se no conjunto alargado de acções a desenvolver durante a Campanha SOS Cagarro 2010. Embora, neste caso, concretamente destinada ao público escolar, poderá ser dinamizada junto de qualquer entidade que a solicite tendo em vista a formação de pessoas para a preservação da espécie em causa.
Para tal, deverão estes serviços ser contactados através do telefone 295403800 ou email https://webmail.azores.gov.pt/owa/redir.aspx?C=c48ef5e4b61f46f086ceee25bc13a0bf&URL=mailto%3aecoteca.angraheroismo%40azores.gov.pt. Mais informações em https://webmail.azores.gov.pt/owa/redir.aspx?C=c48ef5e4b61f46f086ceee25bc13a0bf&URL=http%3a%2f%2fsoscagarro.azores.gov.pt%2f ou solicitadas informações através do endereço https://webmail.azores.gov.pt/owa/redir.aspx?C=c48ef5e4b61f46f086ceee25bc13a0bf&URL=mailto%3acagarro%40azores.gov.pt.
GaCS/FA/SRAM







Sem comentários:
Enviar um comentário