sábado, 2 de outubro de 2010

Carlos César reeleito para Presidente do Eurodisseia



O Presidente do Governo dos Açores acaba de ser reeleito para um terceiro mandato como Presidente do Eurodisseia, programa de mobilidade profissional da Assembleia das Regiões da Europa.

Carlos César é o Presidente do Eurodisseia desde 1 de Janeiro de 2007 e foi agora reeleito para o biénio 2011-2012, por aclamação, no Fórum daquele programa que teve lugar na região espanhola de Múrcia.

Já a Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Michèle Sabban, escrevera, numa carta enviada a 8 de Setembro a todos os presidentes de regiões europeias, a propósito da liderança açoriana do Eurodisseia, que “ao longo dos dois últimos mandatos assegurados pelos Açores o Eurodisseia conheceu um sucesso crescente, reconhecido por todos.”

Sabban sublinhava ainda que “ seria muito agradável não interromper esta dinâmica positiva e federadora que foi implementada” e encorajou as regiões europeias a “renovar o apoio ao Presidente dos Açores no Fórum de Múrcia”, o que aconteceu.

A reeleição de Carlos César como Presidente do Eurodisseia será confirmada pelo Bureau Politico e pela Assembleia-Geral das Regiões da Europa, respectivamente a 10 e 11 de Novembro, em Istambul.

Recorde-se que o Eurodisseia, o primeiro programa de mobilidade profissional na Europa, assinala actualmente o seu 25º aniversário, pois foi fundado em 1985 pelo Presidente Edgar Faure, tendo desde então promovido estágios europeus a mais de 25.000 jovens em 39 regiões europeias.

É também um programa emblemático, pois é o único que é organizado entre regiões europeias e não entre Estados, funcionando para além da União Europeia dos 27, visto que integra regiões da Croácia, da Georgia e da Sérvia.

No Fórum Eurodisseia que ontem terminou participaram mais de cem representantes de regiões europeias, os quais votaram por unanimidade o Relatório de Actividades dos anos 2009-2010 apresentado pelos Açores e em que se verifica um acréscimo de 25% do número de estagiários, um alargamento ás regiões da Europa do Leste e uma aproximação, considerada pelos participantes como "histórica", com o Quebeque.





GaCS/CT

Sem comentários: