quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Execução do Cabo de Fibra Óptica fundamental para melhoria das comunicações no Grupo Ocidental



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos defende que para que se cumpra o desígnio das novas tecnologias no Grupo Ocidental é importante que o Cabo de Fibra Óptica chegue às Flores e ao Corvo, trazendo mais rapidez nas comunicações e alargando o leque de oportunidades para os habitantes.

José Contente, que falava na visita, ontem à tarde, ao Clube Informático B@dSector, da Associação de Jovens das Flores, no âmbito da visita estatutária à ilha das Flores, mostrou confiança no seguimento deste projecto que irá ligar o Grupo Ocidental às restantes ilhas do arquipélago ao nível das redes de nova geração.

“No caso das Flores precisamos de ter associado às tecnologias da informação e da comunicação um projecto que é o do Governo da República e no qual o Governo dos Açores já fez a sua parte e fê-la com sucesso, no sentido de conseguir que no grande projecto das redes de nova geração que está em curso no continente ficasse incluído a ligação por Cabo de Fibra Óptica para as Flores e para o Corvo”, referiu.

O governante espera que, após a adjudicação do concurso a uma empresa nacional a 9 de Julho, o contrato possa ser assinado ainda este ano para se proceder, quanto antes, à respectiva execução, porque, assinalou, “é um projecto fundamental para o Grupo Ocidental, que assim ficará ligado ao resto do arquipélago com as vantagens do acesso rápido e directo que a internet terá nessa altura”.

No que diz respeito à área da Ciência, Tecnologia e Comunicações o Secretário Regional constatou que nas Flores tem-se assistido a uma evolução positiva na concretização de programas e projectos neste domínio, designadamente o Açores Região Digital; Escolas Digitais; o Projecto de Apoio à Comunidade e Integração e Integração de Cidadãos com Necessidades Especiais e ainda o projecto Rede Wi-Fi.

O espaço TIC visitado pelo membro do Governo açoriano, inserido numa rede regional de mais de 80 espaços do género, é frequentado diariamente por cerca de duas dezenas de jovens e adultos e representa, além de um local que liga os cidadãos ao mundo, um espaço de convívio intergeracional.

José Contente elogiou o papel e o dinamismo dos espaços TIC na difusão da cultura digital que o Governo Regional encetou nos Açores, facilitando o acesso às ferramentas tecnológicas, no entanto, refere, a tutela está a redigir novos regulamentos para revitalizar estes espaços e atribuir-lhes novas funções.

“Pretendemos adequar esta difusão da cultura digital não só à gestão dos recursos mas também à adequação das necessidades actuais, porque os espaços TIC que funcionam nos Açores tiveram e continuam a ter um sucesso e a oferecer oportunidades às pessoas o acesso novas tecnologias”, afirmou o governante.

A tutela investiu neste espaço TIC mais de sessenta mil euros desde 2005 no equipamento, formação, atendimento e despesas de funcionamento.



GaCS/VS

Sem comentários: