sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O folclore é a alma de um povo



“O folclore representa a alma de um povo”, disse esta tarde, na Praia da Vitória, a Secretária Regional da Educação e Formação, Lina Mendes, no I Congresso Nacional de Folclore dos Açores que decorre na Praia da Vitória até terça-feira, dia 5 de Outubro.

Com o tema “À Descoberta da Magia das Tradições dos Açores”, a iniciativa, que foi organizada pela Federação do Folclore Português, conta este ano com cerca de 180 representações vindas de todo o país e também do estrangeiro, incluindo com um grupo oriundo do Canadá e outro de França.

Esta é a primeira vez que a iniciativa se realiza nos Açores, apesar de todos os anos se efectuar no continente, o que para a Secretária Regional da Educação e Formação (representante do Presidente do Governo, Carlos César, na sessão de boas-vindas aos congressistas) “será uma forma de dar a conhecer os Açores”.

O folclore faz parte das tradições da Região, a prová-lo estão os cerca de 70 grupos espalhados por todas as ilhas. Para Lina Mendes “todos reconhecemos a importância do folclore na preservação e divulgação da cultura de um povo”.

Durante os próximos quatro dias, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências ao nível da música e do bailado, mas também de conhecer a ilha e as suas tradições, e de participar em debates e palestra sobre este género cultural, organizados ao abrigo do congresso.

A Secretária Regional salientou o empenho do Governo em apoiar os grupos açorianos, sendo que esse apoio se manifesta na aquisição de instrumentos, trajes e no auxílio nas deslocações dentro e fora do arquipélago.



GaCS/AMP

Sem comentários: