quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rui Bettencourt entrega certificados a 22 jovens estagiários do Programa EURODISSEIA



O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor (DRTQPDC) vai proceder amanhã, pelas 14:45 horas, no edifício da DRTQPDC, em Ponta Delgada, à entrega de certificados a um grupo de 22 jovens actualmente em estágio nos Açores, ao abrigo do programa EURODISSEIA.

Neste segundo grupo, encontram-se estagiários com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, oriundos das regiões espanholas da Cantábria, Catalunha, Comunidade Valenciana, das regiões francesas de Île-de-France, Rhône-Alpes, Bourgogne e Picardie e da região de Bruxelas-Capital, na Bélgica.

Ao longo dos 5 meses de estágio, a Região proporcionou aos jovens uma bolsa de estágio mensal, um curso de língua e cultura portuguesas, bem como a realização de um estágio prático numa entidade regional, de acordo com a sua área de formação.

O grupo que esta semana dá por terminada a sua estadia nos Açores, estagiou em áreas tão distintas como o audiovisual e design, biologia e conservação da natureza, cultura e educação de infância, direito, comunicação, publicidade e relações públicas. Nesse sentido, de Maio a Outubro de 2010, colaboraram com a DRTQPDC, a empresa IRIS audiovisuais Lda, os Departamentos de Biologia e de Ciências Agrárias, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (UA), o Centro de Estudos Sociais da UA, a cooperativa cultural MALA, o Museu de Angra de Heroísmo, a Associação APAV, o Centro de Bem-Estar Social João XXIII, as empresas Clássica, Janela Activa e Açormedia, S.A., a Associação Norte Crescente e o Centro de Informação Europe Direct-Açores.

Todos os anos, os Açores acolhem estagiários provenientes do continente europeu, dentro e fora do espaço comunitário, tendo em vista a sua integração em instituições e empresas locais com mais-valias para o desenvolvimento do tecido empresarial local, reforçando, assim, a imagem da Região enquanto promotora da inserção profissional de quadros jovens e qualificados.

Até agora, desde Janeiro de 2010, mais de 80 jovens açorianos realizaram o seu estágio em regiões europeias, ou europeus realizaram o estágio profissional na Região Autónoma dos Açores, através do EURODISSEIA.


GaCS\SM

Sem comentários: