terça-feira, 26 de novembro de 2013

Investimento público de mais de 650 milhões de euros em 2014 para estimular a economia açoriana

O Vice-Presidente do Governo dos Açores confirmou hoje que o Executivo regional vai alocar, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio, cinco por cento das verbas do FEDER para a reabilitação urbana.

Sérgio Ávila precisou que essa dotação representa mais de 40 milhões de euros e vai possibilitar o desenvolvimento de “projetos participados” com municípios e empresas com vista a “reabilitar espaços públicos e estabelecimentos e urbanismo comerciais” em toda a região.

O resultado será, segundo o Vice-Presidente, “um novo impulso à reabilitação urbana e, particularmente, à atratividade dos centros urbanos enquanto espaços potenciadores de atividade económica".

Sérgio Ávila, que respondia a perguntas no âmbito da discussão do Plano e Orçamento da Região para 2014, na Assembleia Legislativa, reiterou, por outro lado, a intenção do Governo de impulsionar a marca “Açores”, incorporando valor e promovendo, assim, “um efeito multiplicador” na atividade económica.

Apoiar a promoção dos produtos associados e intervir na sua distribuição serão as estratégias a desenvolver no sentido de “concretizar esse objetivo, em toda a sua plenitude, ao longo do próximo ano”, revelou.

O Vice-Presidente do Governo sublinhou, aliás, que, no âmbito do alargamento da base produtiva e do mercado dos Açores, será fortemente estimulada a “capacidade de produção de um bem transacionável que possa ser comercializado fora do espaço geográfico onde é produzido”, quer se trate do mercado de uma ilha, quer seja da região no seu todo.

“Temos de alargar a nossa base de exportação”, frisou Sérgio Ávila, apontando a indústria agroalimentar, o turismo e a economia do mar como os três setores com maior potencial de exportação.

O Vice-Presidente havia já salientado, aquando da apresentação que fez das propostas de Plano e Orçamento para 2014, que o Governo dos Açores irá fazer um grande esforço de investimento público no sentido de estimular a economia regional.

O valor do investimento público previsto para o próximo ano ascende a 656,4 milhões de euros, dos quais 428,3 milhões são financiados diretamente pelo Orçamento da Região.

“A dotação financeira afeta ao objetivo “Aumentar a Competitividade e a Empregabilidade da Economia Regional” representa metade do valor global do investimento público e corresponde a 331,5 milhões de euros”, frisou.

Sérgio Ávila referiu ainda que o objetivo de ”Aumentar a Coesão Territorial e a Sustentabilidade” foi dotado com 162,9 milhões de euros, o que representa 24,8% do valor global do investimento público.

“São estas as nossas prioridades estratégicas, que definimos de forma clara e rigorosa nos documentos que vos apresentamos e que asseguram os investimentos do Plano Regional para 2014, com os quais esperamos provocar reflexos muito positivos na economia e, por consequência, na consolidação das empresas, na estabilização dos rendimentos das famílias e no combate ao desemprego”, afirmou Sérgio Ávila.

Anexos:
2013.11.26-VPGR-ALRAAsobreQuestõesPlanoOrçamento.mp3

GaCS

Sem comentários: