sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pilar Damião elogia equipa “inovadora” do projeto Enlace

A Diretora Regional da Juventude elogiou hoje, em Ponta Delgada, o trabalho que tem sido desenvolvido, “através de metodologias alternativas de aprendizagem”, pelos colaboradores do projeto Enlace.

“A equipa do Enlace tem sido inovadora no que toca à promoção de um currículo integrado, aberto e flexível ”, frisou Pilar Damião, que falava na Escola Canto da Maia, na inauguração da oficina de mecânica de bicicletas BTT no âmbito deste projeto.

Para a Diretora Regional, este projeto consegue promover “uma aprendizagem integral dos jovens, que, não só serve para contrariar o insucesso e abandono escolar, mas também promove a inclusão social, o respeito e a responsabilização de jovens cidadãos”.

Pilar Damião anunciou que a Direção Regional da Juventude pretende, além da oficina hoje inaugurada, apoiar também o projeto Circo Social, que será desenvolvido no próximo ano, numa parceria entre o Enlace e a Associação 9 Circos.

O Enlace, que resulta da parceria entre o Governo dos Açores e várias empresas públicas e privadas, tem como objetivo a promoção da inclusão de todos os alunos integrados no ensino obrigatório na Escola Básica e Integrada Canto da Maia, principalmente os que se encontram em risco de abandono escolar e que apresentam necessidades educativas especiais.

O projeto assenta na estratégia pedagógica de criar um sistema de ensino-aprendizagem que articule de forma contínua um conjunto de programas curriculares específicos e adaptados, no âmbito do regime educativo especial e do currículo regional do ensino básico.

O Enlace, que decorre desde 2012, conta também com o envolvimento da Direção Regional da Educação e tem por base a comunicação, a edição, as artes, os ofícios, a ciência e tecnologia, a animação e criatividade, a cidadania e os contextos vivenciais dos alunos.



GaCS

Sem comentários: