sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Luís Neto Viveiros afirma que redução da importação de hortícolas é um objetivo da política agrícola do Governo Regional

O Secretário Regional dos Recursos Naturais afirmou hoje, durante a visita a uma exploração no concelho de Ponta Delgada, em São Miguel, que um dos objetivos da política agrícola do Governo dos Açores é “reduzir as importações de produtos hortícolas”.

“Trata-se de uma área de produção em que a Região é deficitária e, portanto, tudo aquilo que se produz [nesta exploração] é destinado ao mercado interno”, contribuindo para “um dos objetivos do Governo relativamente à sua política agrícola, que é reduzir as importações de produtos hortícolas”, disse Luís Neto Viveiros.

O Secretário Regional salientou que “os investimentos em todas as áreas da diversificação agrícola representaram, no Quadro Comunitário de Apoio (QCA) que agora termina, cerca de 12 por cento do investimento global efetuado em toda a Região”, correspondendo a mais de nove milhões de euros.

Os investimentos nas áreas da diversificação foram executados por 85 beneficiários, dos quais 53 investiram na área da horticultura, 20 na floricultura e 12 na fruticultura. 

Os empresários agrícolas açorianos, ao abrigo do ProRural, antevendo as necessidades do mercado interno, já iniciaram importantes investimentos nas áreas da diversificação agrícola, nomeadamente no setor da horticultura.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, além dos apoios existentes, tem incentivado a diversificação agrícola através da formação profissional e da assistência técnica prestada pelos serviços em todas as ilhas.

Na visita que hoje realizou, Luís Neto Viveiros destacou o empreendedorismo revelado por “um jovem agricultor, dinâmico, que viu na horticultura uma área de desenvolvimento económico da sua atividade”, considerando a exploração visitada como “um contributo importante” para a autossuficiência e destacando o investimento realizado na sua modernização.

“São investimentos que o Governo vai continuar a apoiar”, assegurou, tendo em vista “a satisfação do mercado regional e, quiçá, numa fase mais avançada, promovendo mesmo algumas exportações, que já existem, particularmente na área da floricultura.”

Luís Neto Viveiros destacou ainda o reforço dado às organizações de produtores nas grandes linhas de orientação da nova Política Agrícola Comum (PAC), defendendo a importância do seu papel na “comercialização dos produtos e regulação dos mercados, criando equilíbrio entre aquilo que se produz e aquilo que o mercado absorve”.

O Secretário Regional salientou ainda que também se insere no espírito da PAC o incentivo à instalação de jovens agricultores que “garantirão a sustentabilidade da agricultura no futuro”, contribuindo para a criação de emprego.

Nesse sentido, estão acauteladas pelo Governo dos Açores na proposta de Plano para 2014 as verbas necessárias à continuidade dos investimentos nestes setores, garantindo a comparticipação dos projetos em execução, bem como as dotações necessárias ao início do próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Anexos:
2013.11.22-SRRN-ExploraçãoHortícolaJBotelho.mp3

GaCS

Sem comentários: