segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Poesia declamada e performada, esta sexta no Ateneu Criativo

Depois do sucesso do primeiro evento de Poetry Slam, no mês passado, Carla Veríssimo, Eleonora Duarte e Luís Andrade, quiseram assumir a organização mensal do evento em Ponta Delgada.
Sexta, dia 29, pelas 22h, o Ateneu Criativo é, de novo, o local onde a palavra se fará ouvir.

Poetry Slam é um concurso informal de poesia declamada e performada, onde os participantes apresentam textos da sua autoria e os declamam perante o público, sem a ajuda de adereços, figurinos ou música.

O Poetry Slam teve início no ano de 1984 em Chicago através de Marc Kelly Smith, um trabalhador da construção civil e poeta. O Poetry Slam trouxe uma nova energia aos encontros de leitura de poesia, que por natureza eram muito formais.
Os eventos popularizaram-se e a “palavra” propagou-se rapidamente. Estima-se que existam pelo menos 500 comunidades de Slam em vários países do mundo.
Em Portugal, decorre em várias cidades: Braga, Matosinhos, Porto, Coimbra, Amadora, Almada, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.
Um dos objetivos do Poetry Slam foi e continua a ser "a democratização do verso”, e há quem lhe chame a revolução da palavra falada.

Em cada evento há 1 ou 2 Mestres de Cerimónia (MC´s) que animam a noite, apresentam os participantes, escolhem aleatoriamente 5 pessoas do público para serem o júri, anunciam quem passa às rondas seguintes e no final, quem é o vencedor. Pelo meio, também declamam os seus textos.
Cada participante ou slammer tem três minutos para performar o seu texto, ou seja, para ser o corpo e voz da sua própria poesia. Os poemas/textos podem ser sobre qualquer assunto e em qualquer estilo, desde que sejam originais do autor. Cada poema só pode ser usado uma vez em cada evento.
O júri não necessita de conhecimentos ou experiência específicos. Vota com base na performance, desempenho, interpretação, apresentação, qualidade, conteúdo, impacto do poema/texto, e na poesia em si mesma.
A pontuação é atribuída numa escala de 1 a 10 e com 2 casas décimais.
Há três fases no concurso: Eliminatória, semi-final e final. Na primeira fase participam todos os slammers que estão a concorrer. Passam para a meia-final 4 e 2 para a final.
O vencedor da noite terá ainda de performar um último texto ou improvisar algo. Assim, cada participante deverá levar 4 textos preparados para declamar/ performar ao longo do evento.
No final do concurso há o chamado “Open Mic”, ou seja, Microfone Aberto, um convite a todos presentes para que subam ao palco e partilhem os seus textos e poemas.
O Poetry Slam PDL conta com o apoio do Instituto Cultural de Ponta Delgada,  Direcção Regional da Juventude, Gorreana, Yuzin e claro Ateneu Criativo.

Que a poesia saia à noite e a originalidade, criatividade e boas vibrações voltem ao Microfone do Ateneu Criativo.
Venham declamar e performar a vossa poesia no Poetry Slam PDL!

Saibam mais em: https://www.facebook.com/poetry.slam.50

Sem comentários: