sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Governo dos Açores já investiu 4,2 milhões de euros na recuperação de habitação degradada

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Ponta Delgada, na cerimónia de assinatura de 34 protocolos com agregados familiares para apoio à recuperação de habitação degradada, o esforço que tem sido desenvolvido pelo Governo dos Açores ao nível da habitação em todo o arquipélago.

“Já foram apoiadas 320 famílias na recuperação de habitação degradada, correspondendo a um valor de apoios ou subsídios à habitação que ascende a 3,7 milhões de euros. Juntando os que hoje autorizamos, estamos a falar, em dois anos, de um apoio da ordem dos 4,2 milhões de euros”, afirmou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional salientou, por isso, que a atribuição destes apoios, bem como de muitos outros no âmbito da habitação, como é o caso do Programa Famílias com Futuro, ou na esfera da ação social, demonstra, todos os dias, a prioridade dada pelo Governo Açoriano às famílias e às empresas da Região.

Segundo Andreia Cardoso, esta aposta na melhoria das condições habitacionais, dotando-as de segurança, higiene e conforto, é um dos desígnios do Governo Regional, especialmente materializado na determinação em apostar na reabilitação do património já edificado, em detrimento da construção nova, e que visa promover a preservação da identidade cultural, combatendo a degradação dos imóveis e contrariando o êxodo das famílias dos centros urbanos e das freguesias rurais.

A Secretária Regional sublinhou que, além da preocupação em apoiar as famílias, o Executivo considera da mesma ordem de importância “liquidar, com as famílias e com as empresas que desenvolvem estes investimentos, as obras e os processos que já foram autorizados em anos anteriores”, avançando que já foram pagos mais de três centenas de apoios, num investimento “bastante substancial, de cerca de seis milhões de euros”.

Dirigindo-se às famílias, Andreia Cardoso alertou para a necessidade de uma gestão criteriosa dos fundos agora disponibilizados, relembrando que a sua atribuição resulta do esforço contributivo de todos os Açorianos.

Os apoios hoje atribuídos totalizam um investimento de cerca de meio milhão de euros na recuperação de habitação degradada nas ilhas de São Miguel, Santa Maria e Faial.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: