O Diretor Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Manual de Operacionalização da Área de Intervenção na Promoção da Saúde em Contexto Escolar é um documento de "grande importância para a normalização de procedimentos em todas as equipas de saúde escolar da Região”.
João Soares, que falava na apresentação publica do manual, que é implementado conjuntamente pelas direções regionais da Saúde e da Educação, frisou que se trata de “um auxiliar fundamental na tomada de decisão", acrescentando que "permite uma utilização dos recursos com equidade e eficiência”.
O manual, que entrou hoje em vigor, abrange a saúde individual e coletiva, a inclusão escolar das crianças com necessidades educativas especiais, a promoção de um ambiente seguro e a promoção da saúde e da literacia em saúde.
O Diretor Regional frisou que, com a implementação do Sistema de Vigilância de Comportamentos de Risco, “foi possível fazer um diagnóstico de situação e estabelecer prioridades de intervenção que vão ao encontro das necessidades detetadas em cada escola”.
Segundo João Soares, esta é uma metodologia seguida “pela primeira vez nos Açores”.
Cada equipa de saúde escolar, que integra elementos das unidades de saúde e das escolas, fica com a obrigação de proceder à elaboração de um plano de atividades no início do ano e de apresentar, no final do ano letivo, um relatório com as ações realizadas.
Todas as atividades serão registadas informaticamente, permitindo “uma avaliação contínua das medidas implementadas e a possibilidade de poderem ser alvo de melhoria sempre que seja necessário”, afirmou.
A Direção Regional da Saúde estabeleceu como meta uma avaliação de 83% dos indicadores previstos no Plano Regional de Saúde, na área da saúde escolar.
O manual inclui a realização de rastreios visuais, auditivos, de saúde oral, de obesidade e de hipertensão arterial, estando também previstos exames globais de saúde aos cinco anos, que integram exame físico, avaliação estatoponderal e psicomotor, da visão, da audição, da boca, dos dentes, da postura e da linguagem, e aos 12-13 anos a avaliação dos mesmos parâmetros e do estádio pubertário.
No âmbito da promoção da saúde estão previstas também ações na área da saúde afetivo-sexual e reprodutiva, bem como ações de acordo com os resultados do inquérito previsto no sistema de vigilância de comportamentos de risco, realizado junto de alunos do 6.º ao 12º ano de escolaridade.
| 2014.09.19-DRS-Manual Escolar.mp3 |
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário