sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Hernâni Jorge destaca reconhecimento pela REDBIOS do trabalho para a afirmação do património natural dos Açores

O Diretor Regional do Ambiente destacou hoje, nas Lajes do Pico, o reconhecimento formal da Rede de Reservas da Biosfera (REDBIOS) pelo trabalho desenvolvido na Região para a afirmação do património natural dos Açores, manifestado nas conclusões do 12.º Encontro Internacional da REDBIOS.

“Naturalmente, o Governo dos Açores e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente sentem-se lisonjeados pelas conclusões que esta Declaração evidencia”, afirmou Hernâni Jorge, em declarações aos jornalistas.

Para o Diretor Regional do Ambiente, trata-se do “reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido na afirmação do património natural” dos Açores, mas também da “estratégia de sustentabilidade" que tem vindo a ser implementada na Região.

Na 'Declaração das Ilhas do Triângulo', designação adotada para as conclusões do encontro, a Rede REDBIOS constata “o elevado compromisso da Região Autónoma dos Açores para com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a salvaguarda e uso adequado dos recursos naturais, como forma de promoção do desenvolvimento e qualidade de vida das suas populações”.

A Declaração sublinha ainda, entre outras conclusões, “o potencial que as atuais e futura Reservas da Biosfera dos Açores possuem, com vista a catalisar oportunidades e experiências concretas de desenvolvimento sustentável, integrando os valores naturais, culturais, patrimoniais, históricos, sociais e económicos ao serviço do progresso e, ao mesmo tempo, consolidando a autenticidade e identidade açorianas”.

Nas declarações prestadas aos jornalistas, o Diretor Regional do Ambiente manifestou também “agrado” pelo apoio que foi expresso ao processo de candidatura das Fajãs de S. Jorge ao estatuto de Reserva da Biosfera.

“É com agrado que vemos afirmado, numa declaração formal da REDBIOS, um apoio a esta intenção de candidatura”, que será entregue em setembro de 2015, afirmou Hernâni Jorge.

Para o Diretor Regional, esse reconhecimento, que também é individual, dos membros da Rede REDBIOS “tem mais valor, fruto da experiência e do conhecimento que têm”, considerando que dá “mais alento para a candidatura" que está a ser preparada.

No âmbito do seu plano estratégico, as Reservas da Rede REDBIOS assumiram ainda o compromisso público de constituir-se como um 'cluster' macaronésico no quadro do novo período de programação da União Europeia, com o objetivo de se consolidar como grupo de ação no desenvolvimento sustentável nestes territórios.

Nesta reunião participaram representantes da UNESCO, do Governo dos Açores, do Instituto de Turismo Responsável, do Comité MAB de Portugal, de reservas da Biosfera das Canárias (La Palma, El Hierro e Lanzarote), dos Açores (Corvo, Graciosa e Flores), de Cabo Verde, e de São Tomé e Príncipe, além de peritos da REDBIOS, autarcas e técnicos, tendo os seminários sido abertos à população de S. Jorge e do Pico.

Esta reunião da REDBIOS, uma organização conjunta da UNESCO e do Governo dos Açores, decorreu nas ilhas de São Jorge, Pico e Faial, tendo como tema central 'Reservas da Biosfera – Um contributo para o desenvolvimento local'.

Criado em 1971, o Programa MAB - o Homem e a Biosfera (The Man and the Biosphere Programme  - MAB) é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio, sendo as Reservas da Biosfera a principal linha de ação deste programa.

Anexos:
2014.09.26-DRA-EncerramentoREDBIOS.mp3

GaCS

Sem comentários: