terça-feira, 23 de setembro de 2014

Direção Regional de Saúde promove ações de sensibilização sobre a doença causada pelo vírus Ébola

O Diretor Regional de Saúde afirmou que as ações de sensibilização que hoje se realizaram nos Açores sobre questões relacionadas com o vírus Ébola visaram "consolidar conhecimentos", de forma a permitir uma otimização da prestação que vier a ser necessária.

João Soares, que falava na abertura dos trabalhos, frisou que Direção Regional de Saúde tem vindo a articular-se com as unidades de saúde e com a Linha de Saúde Açores, “de modo a preparar o sistema de saúde nos Açores para qualquer eventualidade nesta matéria”.

“A população dos Açores pode ter confiança no dispositivo montado ao nível da Região, cujo planeamento está a decorrer em estreita articulação com a Direção-Geral de Saúde e com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros”, acrescentou.

O Diretor Regional de Saúde salientou que os Açores possuem um “plano de contingência regional para casos específicos, dado que a Região tem características distintas do continente, mas integra-se do plano nacional”.

As sessões hoje realizadas, que contaram com a participação do Diretor-Geral de Saúde, Francisco George, destinaram-se a elementos ligados a funções aeroportuárias e membros do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e a autoridades de Saúde e responsáveis pelas unidades de saúde.

“As ações visaram constituir uma base de entendimento e comunicação para todos os intervenientes neste problema de saúde pública, numa perspetiva de partilha de ideias e de conhecimentos”, afirmou João Soares.

Por seu lado, o Diretor-Geral de Saúde sublinhou que não se prevê que venham a existir em Portugal cenários de epidemia semelhantes aos que se registam em África, dado que as infraestruturas de saúde não são comparáveis e o nível de desenvolvimento de saúde também não é comparável.

Nesse sentido, salientou que a preocupação é no sentido de se diagnosticar de forma rápida um eventual caso suspeito e, caso se confirme, tomar rapidamente as medidas definidas, de modo a impedir a ocorrência de outros casos.


Anexos:
2014.09.23-DRS-EsclarecimentoÉbola.mp3
GaCS

Sem comentários: