quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vasco Cordeiro apoia Federação Europeia de Gabinetes de Turismo para a promoção das regiões costeiras e marítimas

O Presidente do Governo dos Açores manifestou hoje o seu apoio à proposta de criação de uma Federação Europeia de Gabinetes Insulares de Turismo, para reforçar a cooperação entre os organismos representativos da promoção das várias regiões costeiras e marítimas europeias.

O projeto esteve em análise na reunião da Comissão das Ilhas, uma das seis comissões geográficas da Conferência das Regiões da Periféricas e Marítimas (CRPM), que agrega todas as 24 autoridades regionais insulares da Europa.

A reunião decorreu no âmbito da Assembleia Geral da CRPM, que está a realizar-se até sexta-feira na cidade sueca de Umea.

Para o Presidente do Governo, esta Federação Europeia deve funcionar como uma plataforma para a cooperação e o intercâmbio entre os organismos profissionais das regiões costeiras e marítimas, contribuindo, por essa via, para o desenvolvimento e a execução dos programas de cooperação destinados a promover estas regiões.

Em junho, a Comissão de Recursos Naturais do Comité das Regiões aprovou o parecer apresentado por Vasco Cordeiro sobre a Estratégia Europeia para o Turismo Costeiro e Marítimo da Comissão Europeia, que também prevê a criação de uma Federação dos Gabinetes e Agências de Turismo das Regiões Costeiras e Marítimas.

Na reunião de hoje da Comissão das Ilhas da CRPM estiveram ainda em análise outros temas de interesse para os Açores, nomeadamente uma Declaração das Ilhas sobre as Alterações Climáticas, assim como a presença das regiões no Intergrupo Mar e Zonas Costeiras do Parlamento Europeu, composto por deputados de diversos grupos políticos.

O Presidente do Governo está a participar na 42.ª Assembleia Geral da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas, organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 150 regiões de 28 Estados Europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos europeus.

A CRPM tem por missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da União.


Anexos:
2014.09.24-PGR-ComissãodasIlhasCRPM.mp3
GaCS

Sem comentários: