segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Investimento público aumenta mais de sete por cento em 2015, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje um aumento de mais de sete por cento do investimento público para o próximo ano, o que representará um total de mais de 700 milhões de euros.

“Na sequência do trabalho que o Governo dos Açores tem desenvolvido, assim como do processo de auscultação dos parceiros sociais, contemplamos nesta proposta de Plano para 2015 um total de mais de 700 milhões de euros de investimento público”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

O Conselho do Governo reuniu-se hoje, em Ponta Delgada, para a aprovação da anteproposta do Plano de Investimentos para 2015, que será terça-feira submetida à apreciação do Conselho Regional de Concertação Estratégica. Posteriormente, será aprovada a proposta que será enviada à Assembleia Legislativa para debate e votação.

Vasco Cordeiro, depois de salientar que se verifica um aumento do investimento público em todas as ilhas da Região, apontou o exemplo da área da Qualificação dos Açorianos, que terá um reforço de cerca de 10 milhões de euros, não apenas para a requalificação de escolas como a da Ribeira Grande, da Calheta de São Jorge, da Canto da Maia e dos Arrifes, mas também para projetos pedagógicos no âmbito do combate ao insucesso e ao abandono escolar precoce.

No que diz respeito à Competitividade das Empresas e às Políticas Geradoras de Emprego, o Presidente do Governo anunciou que o Plano para 2015 prevê um aumento de cerca de 12 milhões de euros nos recursos públicos especificamente dirigidos para esta área.

Segundo Vasco Cordeiro, o Executivo Açoriano prevê, por outro lado, reforçar a área da Solidariedade Social em cerca de 4,5 milhões de euros, enquanto para a Agricultura está previsto um reforço de cerca de três milhões de euros, mesmo apesar dos recursos públicos que foram libertos com a conclusão, este ano, de importantes investimentos, como é o caso do Pavilhão de Exposições de São Miguel.

No que tem a ver com a Promoção e Desenvolvimento do Turismo, o Governo dos Açores pretende proceder a um aumento de cerca de quatro milhões de euros, tendo a área da Ciência um crescimento muito significativo, superior a 70 por cento.

“Trata-se de um Plano para que, nas mais diversas áreas, possamos conduzir a Região para, o mais rapidamente possível, atingir os objetivos no que tem a ver com a competitividade da nossa economia, com a qualificação dos Açorianos e com o combate ao desemprego”, frisou Vasco Cordeiro.

Anexos:
2014.09.29-PGR-Plano2015.mp3

GaCS

Sem comentários: