sábado, 13 de setembro de 2014

Nova sala de hemodinâmica do Hospital de Ponta Delgada pronta dentro de quatro meses, anuncia Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje que já se iniciaram as obras da nova sala de hemodinâmica do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e está em fase de aquisição um novo equipamento de angiografia, viabilizando a criação de uma Unidade de Intervenção Cardiovascular.

Luís Cabral salientou que a obra estará concluída dentro de quatro meses e vai permitir uma melhor resposta em termos de cardiologia de intervenção, “modernizando um serviço que evita que muitos Açorianos tenham de deslocar-se ao continente”.

O novo equipamento vai permitir realizar mais tratamentos e reduzir as doses de radiação a que estão sujeitos os doentes, representando para os médicos uma melhoria na capacidade de diagnóstico em função de uma melhoria da imagem.

Em 2013, o Hospital do Divino Espírito Santo realizou 856 coronariografias e angioplastias e implantou pacemakers em 35 doentes, números que poderão ser aumentados e tratamentos que poderão ser realizados “com melhor qualidade para os utentes e melhores condições para os profissionais”.

O Secretário Regional da Saúde falava no encerramento da V Bienal de Cardiologia da Terceira, um evento que reuniu em Angra do Heroísmo especialistas em cardiologia e médicos de medicina geral e familiar da Região e do país, permitindo uma partilha de experiências e o conhecimento das inovações tecnológicas.

“As doenças cardiovasculares atingem-nos, aqui nos Açores, como em todas as sociedades modernas, em valores que nos devem preocupar, como responsáveis políticos, como médicos e como sociedade”, salientou Luís Cabral.

Os dados estatísticos mostram, todavia, que a mortalidade em consequência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares tem vindo a diminuir, verificando-se que, entre 2011 e 2012, as mortes por doenças cardíacas agudas e por acidente vascular-cerebral (AVC) diminuíram entre 8 e 12%.

Luís Cabral reconheceu, no entanto, que, apesar destas melhorias, “muito mais há para fazer”, designadamente no que respeita à componente de prevenção, “daí que se tenha preparado um Plano Regional de Saúde audaz, que se espera poder contribuir para a diminuição da incidência destas doenças”.

O Secretário Regional sublinhou também o trabalho que está a ser desenvolvido na componente de tratamento nos serviços cardiologia dos hospitais dos Açores, “dirigidos por médicos reconhecidos, não só na Região mas também no país”. 

Anexos:
2014.09.13-SRS-BienalCardiologia.mp3

GaCS

Sem comentários: