quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Açores são pioneiros na promoção de estratégias de resposta a novos fenómenos sociais, salienta Frederico Sousa

O Diretor Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que os Açores são pioneiros no desenvolvimento de estratégias que respondam a novos fenómenos sociais.

Frederico Sousa, que falava na abertura de uma ação de formação desenvolvida no âmbito do Programa Conecta, destacou o papel da Região como “precursora na promoção de estratégias de intervenção preventivas e inovadoras”, salientando a importância do trabalho colaborativo e em rede com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras entidades parceiras.

O Programa Conecta, de intervenção junto de famílias com adolescentes em conflito, tem como objetivos fomentar o exercício positivo da função parental e intervir junto do agregado familiar no sentido de apoiar uma relação familiar ajustada, moldando as competências necessárias para responder adequadamente às necessidades dos adolescentes.

O programa foi implementado em 2011 em parceria com a Delegação nos Açores da Direção Geral de Reinserção Social, o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica e a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e consiste num modelo terapêutico desenvolvido em parceria com a Fundação Meniños e com a Universidade da Corunha, em Espanha.

Esta ação de formação foi subordinada ao tema 'Intervenção com Adolescentes e Famílias em Conflito' e destinou-se aos técnicos das instituições parceiras, responsáveis por operacionalizar o programa no terreno, junto das famílias e das escolas.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: