quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Governo aposta na requalificação de Pousadas de Juventude para reforçar mobilidade dos jovens açorianos, afirma Isabel Rodrigues

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares garantiu hoje, na Horta, que o Governo dos Açores vai avançar em 2015 com as intervenções de requalificação das Pousadas de Juventude das ilhas Terceira e São Miguel, tendo em vista reforçar as condições de mobilidade dos jovens açorianos.

Isabel Rodrigues, que foi ouvida pelas comissões de Assuntos Sociais e de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa sobre o Plano Regional Anual e Orçamento da Região para 2015, frisou que o Executivo pretende manter no próximo ano “algumas componentes do investimento que são muito importantes para apoio aos jovens, nomeadamente no que se refere ao apoio à mobilidade e ao associativismo juvenil”.

Nesse sentido, a Secretária Regional revelou que será lançado em 2015 um novo programa, denominado ‘Prepara o teu regresso a casa’, dirigido a jovens que saem da sua comunidade de residência para prosseguir os estudos.

“Não se trata de um programa de apoio financeiro”, frisou Isabel Rodrigues, acrescentando que se pretende conceber “mecanismos de interação” que permitam aos jovens “ter um conhecimento mais aprofundado do conjunto de programas que a Região tem à sua disposição para a inserção no mundo do trabalho, seja por via de programas de estágio ou de apoios ao empreendedorismo jovem”.

“Este programa incluirá também, necessariamente, estratégias de interação entre o tecido empresarial regional e estes jovens, quer para que os empresários conheçam o perfil dos jovens que prosseguiram os seus estudos, quer para que os jovens conheçam as oportunidades que as empresas açorianas têm para oferecer”, afirmou.

Na área do apoio à Comunicação Social, Isabel Rodrigues disse que o Governo dos Açores “mantém naturalmente” o Programa PROMEDIA, cuja dotação orçamental em 2015 terá um aumento da ordem dos 17%.

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares justificou o aumento de verbas do programa com a necessidade de “reforçar a componente de apoio à modernização tecnológica por parte da Comunicação Social privada na Região”, face aos desafios que se colocam atualmente aos órgãos de comunicação social.


Anexos:
2014.11.05-SRAPAP-AudiçõesPlanoOrçamento.MP3

GaCS

Sem comentários: