quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Orçamento da Saúde reforçado em 15 milhões de euros, salienta Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde disse hoje, na Horta, que o orçamento do setor da Saúde para o próximo ano regista um aumento de 15 milhões de euros, “uma verba que se destina a melhorias dos serviços nas suas várias vertentes".

Luís Cabral que foi ouvido nas comissões de Assuntos Sociais e de Política Geral da Assembleia Legislativa, salientou que “este reforço vai permitir manter o equilíbrio financeiro dos hospitais e centros de saúde” e, conjuntamente com as medidas de gestão que estão a ser implementadas, “possibilitar um aumento da capacidade de resposta dos serviços de saúde aos Açorianos”.

No que se refere ao Plano para 2015 na área da saúde, Luís Cabral referiu que se “mantém um esforço na construção, ampliação, remodelação e beneficiação de infraestruturas”, com uma verba de 27 milhões de euros que contempla, designadamente, a conclusão do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, a continuação da ampliação do Hospital da Horta e a remodelação da Urgência do Hospital de Ponta Delgada.

Nesta verba estão incluídas também obras de beneficiação no Centro de Oncologia dos Açores e em diversos centros de saúde, bem como a conclusão da Unidade de Tratamento e Reabilitação Juvenil, no Solar da Glória, em S. Miguel.

Estão também previstas verbas para aquisição de equipamentos para o Centro de Saúde da Madalena e para o novo Centro de Saúde de Ponta Delgada e para a aquisição de um novo equipamento de Ressonância Magnética para o Hospital de Ponta Delgada.

“Damos também o devido relevo ao Plano Regional de Saúde, inscrevendo uma verba de cerca de um milhão de euros para as diferentes ações dele dependentes”, afirmou o Secretário Regional, que também destacou a existência de cerca de meio milhões de euros “para políticas de fixação de novos médicos, subsídios e bolsas de formação”.

Outra prioridade do Plano para 2015 é a Rede de Cuidados Continuados Integrados, salientando Luís Cabral que se “duplicou a verba afeta a esta atividade, de forma a dispormos de camas contratualizadas em oito das nove ilhas do arquipélago”.

Relativamente à Proteção Civil, mantém-se o apoio às associações humanitárias de bombeiros voluntários para o transporte terrestre de urgência, com uma verba de 3,6 milhões de euros, o que representa cerca de 42% do total de investimento deste setor.

“Está previsto um significativo esforço destinado à implementação da nova rede de comunicações, que custará 2,3 milhões de euros e deverá estar concluída no final de 2015”, frisou Luís Cabral.

Com o novo plano operacional vai ser possível lançar, em 2015, as obras do Quartel de Bombeiros da Povoação e proceder à remodelação dos quartéis de Santa Cruz das Flores e de Vila do Porto e iniciar o projeto de beneficiação do quartel do Faial.

Anexos:
2014.11.05-SRS-Plano2015.mp3

GaCS

Sem comentários: