segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Conferência sobre “A Guerra sentida nos Açores” assinala centenário da Grande Guerra

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, vai assinalar o centenário da Grande Guerra com a realização de duas conferências.

A primeira dessas conferência, intitulada "A Guerra sentida nos Açores", será proferida quinta-feira, 6 de novembro, por José Guilherme Reis Leite, doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lisboa, pelas 18h00, no Palácio Bettencourt.

Em 1914, o arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, foi assassinado durante uma visita à Sérvia pelo nacionalista sérvio Gavrilo Princip, dando assim origem ao conflito mundial mais sangrento e horrendo que a Humanidade sofreu até essa altura.

O imperador Franz Joseph, com a garantia dada pela Alemanha de que teria todo o seu apoio militar, ameaçou declarar guerra à Sérvia se esta não cumprisse as condições de um ultimato, visto pela França e pela Grã-Bretanha como injusto e humilhante.

A Sérvia recusou e a guerra foi declarada. A Rússia junta-se à Sérvia, e, dois dias depois, a guerra foi também declarada entre a Alemanha e a França.

A dimensão do conflito depressa assumiu proporções nunca antes vistas. A fim de invadir a França, a Alemanha atravessou o território neutro da Bélgica, levando a que também a Grã-Bretanha entrasse no conflito.

Os aliados das nações intervenientes, temendo pelo seu próprio território, viram-se obrigados a pegar em armas e, sendo nesta época a Europa 'dona' de uma enorme porção do mundo, a guerra estendeu-se até às colónias.

O Governo português, receoso do perigo em que via as suas joias coloniais, diligenciou para que Portugal também tivesse um papel no teatro de guerra com o intuito de, junto com os seus aliados, garantir a posse dos territórios ultramarinos.

Na sua conferência, José Guilherme Reis Leite vai analisar, entre outras questões, as consequências que estas decisões trouxeram para os Açores e como sentiram as populações do arquipélago este tremendo conflito.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: