segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Governo dos Açores promove reconversão profissional de jovens para a área da horticultura

O segundo estágio do Agir Agricultura, agora exclusivamente orientado para a área da horticultura, arrancou hoje na Escola Profissional das Capelas, em S. Miguel.

Esta ação, desenvolvida no âmbito do Programa de Estágios de Reconversão Profissional promovido pelo Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, segue-se ao estágio na área da bovinicultura que foi recentemente concluído por cerca de duas dezenas de jovens.

O Programa de Estágios de Reconversão Profissional visa proporcionar aos seus destinatários a aquisição de competências em novas áreas de atividade, bem como a frequência de um estágio em contexto de trabalho, criando assim novas oportunidades para a sua integração.

O estágio, com a duração de seis meses, inclui uma componente de formação específica de dois meses, seguida de formação prática, durante quatro meses, em contexto de trabalho.

Este estágio que agora começou pretende reconverter profissionalmente para a área da horticultura 23 jovens desempregados, residentes nas zonas mais próximas das explorações agrícolas que aceitaram ser parceiras da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional neste processo inovador de qualificação profissional especializada para o setor da horticultura.

A componente de formação específica, lecionada pela Escola Profissional de Capelas, abordará, entre outros, temas como “Sementeiras, Plantações e Consociações”, “Compostagem e Melhoramento do Solo”, “Proteção Fitossanitária e Distribuição de Fertilizantes, Sementeira e Plantação”, “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos ” e “Controlo Integrado de Roedores”.

No final do estágio, os formandos ficam ainda certificados como Aplicadores de Produtos Fitofarmacêuticos e Operadores Autorizados num plano de controlo de roedores, o que constituirá uma mais-valia adicional para o setor.

Para além da área da agricultura (Agir Agricultura), nas suas variadas vertentes, o Programa de Estágios de Reconversão Profissional abrange também o setor da indústria (Agir Indústria), estando a Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional a encetar contactos para que este processo de formação se desenvolva igualmente em outras áreas.

O Programa de Estágios de Reconversão Profissional é uma das mais de seis dezenas de medidas que integram a Agenda Açoriana para Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.



GaCS

Sem comentários: