segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel reforça resposta a utentes sem médico de família

O Secretário Regional da Saúde visitou hoje o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) implementado pela Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel, que vai disponibilizar mais de um milhar de consultas por mês “com o objetivo de reforçar a resposta a utentes sem médico de família”.

“Os cidadãos de Ponta Delgada passam a dispor deste serviço, aberto das 08h30 às 20h00, de segunda a sexta, que permitirá dar respostas a situações de doença aguda, num ambiente diferente do que é o serviço de urgência hospitalar, mas num contexto de atendimento personalizado por médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar”, afirmou Luís Cabral.

O Secretário Regional, que falava no final da visita ao SAC, destacou o empenho da Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel em criar este espaço, que concentra as consultas que estavam a ser efetuadas em S. José e na Matriz “com uma melhor funcionalidade, não só na componente médica como na componente de enfermagem”.

Na primeira semana de funcionamento sobraram cerca de 40% das consultas disponibilizadas, tendo Luís Cabral salientado que a visita de hoje “serve também para divulgar este novo serviço da Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel”.

O Serviço de Atendimento Completar dispõe de dois médicos em permanência que vão disponibilizar 64 consultas diariamente, seis por marcação através da Linha Saúde, 20 com atendimento no próprio dia para situações agudas e 38 consultas com marcação prévia.

Neste espaço funcionará também um serviço de enfermagem destinado ao tratamento de feridas e aplicação de injetáveis, com horário de atendimento das 08h00 às 20h00 de segunda a sexta-feira e das 08h30 às 16h30 aos sábados, domingos e feriados.


Anexos:
2014.11.03-SRS-ServiçoAtendimentoComplementar.mp3
GaCS

Sem comentários: