terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Vasco Cordeiro afirma importância das novas gerações de açor descendentes para o desenvolvimento dos Açores

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, destacou, em Montreal, no Canadá, a importância de cativar os jovens açor descendentes para manter viva a relação entre as comunidades da diáspora e a Região, salientando o papel que as novas gerações podem desempenhar para o crescimento dos Açores.

 “É um desafio à capacidade de inovação saber como captar os jovens para alinharem nessa empreitada magnífica de manter viva a chama açoriana no Canadá”, afirmou Vasco Cordeiro num jantar com a comunidade açoriana residente no Quebeque, frisando que os Açores de hoje são uma região com um grande potencial em várias áreas e que “diz aos descendentes dos filhos dos que partiram que está presente e que lhes quer oferecer oportunidades”.

“Hoje temos uma Região Autónoma, fruto do trabalho de muitos em quase 40 anos de Autonomia, que se transformou radicalmente para melhor. A Região que hoje temos é motivo de orgulho para todos”, salientou o Presidente do Governo, no primeiro dia da visita às comunidades açorianas no Canadá.

Na intervenção que proferiu segunda-feira à noite na Casa dos Açores do Quebeque, Vasco Cordeiro frisou que “se conseguirmos transmitir que as comunidades emigradas têm um potencial imenso para ajudar os Açores a enfrentar os desafios de hoje e essas comunidades perceberem que os Açores representam uma oportunidade, podemos criar massa crítica suficiente para dar um salto em frente que traga mais riqueza e mais desenvolvimento à nossa Região”.

No início da uma visita de cinco dias ao Canadá, Vasco Cordeiro referiu que esta deslocação pretende assinalar “a atenção e o reconhecimento que o Governo dos Açores tem com as suas comunidades”, aproveitando a oportunidade para “prestar homenagem a todos os que deixaram a sua terra, por opção ou necessidade, para procurar um futuro melhor para as suas famílias”.

“Como Presidente do Governo, sinto orgulho nessa gesta, que demonstra bem a tempera e a capacidade de resistência dos Açorianos, muitas vezes em lugares completamente estranhos e que, mesmo assim, triunfaram”, afirmou, acrescentando que esse orgulho se estende também à forma como as comunidades da diáspora souberam “afirmar-se e integrar-se do ponto de vista económico e social nas sociedades de acolhimento”.

“A forma como podemos valorizar esta condição de Açorianos é perceber como, não esquecendo as raízes, se integraram na sociedade de acolhimento”, afirmou.

Antes deste jantar com a comunidade açoriana, Vasco Cordeiro visitou a Missão de Santa Cruz, onde destacou a importância da atividade desenvolvida por esta instituição de apoio social, que considerou ser “uma pedra importante nos alicerces das nossas comunidades”.

“São formas de manter vivos os valores e a prática de uma comunidade que se identifica pelos laços à sua pátria e à sua língua”, frisou, recordando que “a forma de ser um bom Açoriano no Canadá é ser um bom canadiano e participar na vida da sociedade de acolhimento”.

“A Missão de Santa Cruz é um bom exemplo da forma como a nossa comunidade interage com a comunidade de acolhimento”, salientou, assegurando o apoio do Governo dos Açores para a continuação deste trabalho.

Anexos:




GaCS

Sem comentários: