Técnicos do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais (IEEI) debatem, sexta-feira, com alunos da Escola Secundária de Lagoa, em S. Miguel, questões relativas à segurança humana e migrações, no âmbito do projecto “Atua! Por uma Cidadania Global”.
O atelier, organizado por técnicos do IEEI, irá decorrer no auditório do estabelecimento de ensino, com início previsto para as 10:00 horas.
O projecto Atua! Por uma Cidadania Global, lançado em 2009/2010, destina-se especialmente a jovens entre os 15 e os 18 anos, que frequentem o ensino secundário ou profissional.
Ao mesmo tempo que se pretende desenvolver capacidades e atitudes nos jovens, que contribuam para a mudança de mentalidades, o projecto promove o debate de questões que são actuais no seio da comunidade europeia, assim como sobre os grandes desafios que se colocam hoje a uma escala global e na procura de soluções com impactos locais.
Paz e democracia, direitos humanos, combate à pobreza e crises humanitárias são alguns dos dez temas seleccionados no âmbito do programa, que serão debatidos ao longo do ano nas várias escolas portuguesas aderentes.
A Escola Secundária Tomás de Borba, na ilha Terceira, é outro dos estabelecimentos de ensino nos Açores que faz parte deste projecto nacional.
Além da organização de ateliers, o projecto aposta numa plataforma de informação e discussão online. O website http://www.atua.com.pt/ é um portal informativo, onde os utilizadores – incluindo os professores – podem aceder a informação essencial sobre cada um dos temas em discussão, manter-se actualizados relativamente ao que se passa no mundo e descobrir como intervir.
Na Escola Secundária de Lagoa o “Atua! Por uma Cidadania Global” é dinamizado pela coordenadora do Clube Europeu, a Dra. Auxiliadora Santos e tem o apoio do Conselho Executivo e do IEEI.
GaCS/RM
Sem comentários:
Enviar um comentário