Os Açores foram a região do país com menor incidência da tuberculose, em 2010, segundo um estudo apresentado, hoje, no Hospital Pedro Hispano, no Porto, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Tuberculose.
O documento refere que, na Região Autónoma dos Açores foram diagnosticados 7 casos por cem mil habitantes, quando a média nacional foi de 22 novos casos por cem mil habitantes.
Lisboa foi o distrito que registou uma maior incidência da doença (34 casos), seguindo-se o Porto, Faro (28), Setúbal (27) e Viana do Castelo (25).
A incidência da tuberculose nos Açores tem vindo a diminuir nos últimos anos.
No conjunto do país, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde, a incidência da tuberculose baixou para cerca de metade numa década: em 2001 registaram-se 40 novos casos por 100 mil habitantes, enquanto, agora, em 2010, apenas 22.
Portugal aproxima-se cada vez mais do limiar para ser considerado um país de baixa incidência de tuberculose (menos de 20 novos casos por 100 mil habitantes), um patamar que a Região Autónoma dos Açores já atingiu, segundo os dados hoje divulgados.
RC/GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário