Nos próximos dias 28 e 29 de Março decorre mais uma edição do “Parlamento dos Jovens”, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta, que contará com a presença de cerca de 160 jovens. Esta sessão regional é organizada pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional de Juventude e da Direcção Regional de Educação.
Esta iniciativa visa incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Conforme é habitual, os jovens irão dividir-se em dois grupos para, cada um deles, debater um tema específico. No grupo do Ensino Básico, o tema a abordar será “Violência em Meio Escolar”, enquanto que o grupo do Ensino Secundário discutirá “Que futuro para a Educação”.
Em cada sessão, os “deputados por um dia” deverão aprovar um projecto de Recomendação para o Círculo dos Açores, a partir dos projectos já votados nas sessões escolares. Posteriormente, estes projectos serão apreciados na sessão nacional do “Parlamento dos Jovens” na Assembleia da República, a realizar nos dias 2 e 3 de Maio, no caso do Básico, e nos dias 30 e 31 de Maio, para o Secundário.
Ainda no dia 29, às 19 horas, também na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, realizar-se-á a sessão regional do concurso Euroscola que conta com a participação de 9 escolas açorianas. O tema escolhido para esta edição é “ Educação na Europa – Uma oportunidade para todos?”.
O Euroscola é um concurso organizado pelo Parlamento Europeu que tem como objectivos familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias, consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa bem como, oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões pessoais e valorizar o seu envolvimento no projecto europeu.
GaCS/DRJ
Sem comentários:
Enviar um comentário