A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos informa que foi publicado em Diário da República o concurso público para a empreitada de construção da rotunda do Carmo e da requalificação da Rua D. Jaime Garcia Goulart, E.R. n.º 1-2ª, na Madalena do Pico.
Os trabalhos estão orçados em cerca de 350 mil euros, pelo prazo máximo de execução de 180 dias.
Perante as dificuldades impostas à circulação em segurança de viaturas criadas pela inserção na E.R.N.º1-2ª, junto à saída Norte da Madalena, ao Carmo, de três arruamentos municipais, a Delegação de ilha do Pico da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos decidiu ordenar este nó rodoviário através da construção de uma rotunda. Assim, a designada Rotunda do Carmo, com diâmetro de 16 metros, vai disciplinar o trânsito das cinco proveniências ali confluentes, em prol da máxima segurança rodoviária.
A construção desta infra-estrutura implicará a criação de uma faixa de espera, no sentido Madalena -São Roque, para o trânsito com destino aos Toledos, e outra faixa, à direita daquela, para o trânsito maioritário naquele sentido. Haverá, portanto, um alargamento da plataforma para Sul, o qual se prolongará pelo alargamento no gaveto entre a Estrada Regional e a Rua Conselheiro Avelar.
Ao longo da rua D. Jaime Garcia Goulart, na E.R.N.º1-2ª entre o Centro de Saúde da Madalena e o Largo Infante D. Henrique, o pavimento de calçada de basalto está deformado fruto do aumento das cargas circulantes e de diversas aberturas de valas, constituindo, desta forma, um grande incómodo e algum perigo para a circulação rodoviária.
Neste troço as próprias bermas estão irregulares e que servem diariamente a circulação pedonal, nomeadamente dos alunos das Escolas Profissional e Secundária Cardeal Costa Nunes.
Perante esta constatação o mesmo departamento governamental decidiu efectuar uma empreitada de beneficiação neste troço, substituindo o pavimento por um tapete de betão betuminoso, e procedendo a algumas correcções da rasante, de modo a conferir-lhe maior comodidade e segurança rodoviária acrescida.
A empreitada prevê igualmente a construção de passeios para ligação aos existentes nos extremos confinantes e a criação de espaços de estacionamento.
No lado Nascente do troço, onde se regista a maior circulação pedonal, foi projectado um alargamento da plataforma, recuando os muros existentes, de modo a conseguir-se um passeio mais largo.
Sem comentários:
Enviar um comentário