sexta-feira, 8 de abril de 2011

Escolas são espaço privilegiado de promoção da igualdade de oportunidades

A Secretária Regional da Educação deixou um apelo aos alunos para que todos contribuam na promoção da igualdade de oportunidades, a bem de um mundo melhor e mais justo.

Cláudia Cardoso falava na sessão de abertura da “Comemoração da Igualdade”, um evento promovido pela Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, no âmbito do Projecto EQUAL.

A governante lembrou que a escola é um espaço privilegiado para a promoção da igualdade de oportunidades, porque é na escola que os alunos “aprendem a ser e a exercer um papel na sociedade hoje e no futuro”.

Perante um auditório repleto de alunos e professores de várias escolas, a governante deixou o pedido para que todos “possam também, cada um de vós, pensar em consciência, naquilo que contribuem ou podem contribuir para que este seja um mundo melhor”.

Cláudia Cardoso lembrou que os professores têm um papel muito meritório nesta área sendo os alunos “agentes fundamentais, porque estão numa fase de crescimento e de aprendizagem, e são os homens e mulheres de amanhã”, devendo “contribuir para que este seja efectivamente um mundo mais justo e mais equitativo”.

Salientando que “a escola é seguramente um espaço de promoção de igualdade”, e de atenuar as diferenças, a Secretária da Educação lembrou no entanto que tal “não significa que tenhamos que ser todos iguais. Significa o respeito pela diferença, no cumprimento da igualdade do acesso à educação”.

A governante lembrou por isso que “é no trabalho diário de promoção de igualdade que a escola se inclui, num processo de dimensão geracional, que tem que saber respeitar a diversidade cultural, étnica, de género, religiosa ou outra, valorizando a diferença”.

Para Cláudia Cardoso, a promoção da igualdade de oportunidades é tarefa “inadiável, urgente e nossa e todos nós temos um papel a cumprir”.


GaCS/HB

Sem comentários: