sexta-feira, 20 de maio de 2011

Escolas da Região recebem recursos produzidos na Região sobre o Centenário da República



A Secretária Regional da Educação e Formação entregou esta manhã, às escolas da Ilha Terceira, a Mala Pedagógica – Centenário da República.

NA cerimónia de entrega deste conjunto de recursos pedagógicos, todos produzidos na Região, Cláudia Cardoso salientou o facto de esta mala ser “uma produção exclusivamente regional, o que significa que há um esforço muito grande da parte dos professores, que já têm a sua componente lectiva, as aulas de todos os dias, e para além disso arranjam tempo, dedicação e competência que lhes permite criar, neste caso, esta Mala, que tem recursos que servirão depois, no âmbito das vossas aulas, para terem um conhecimento mais sólido e mais aprofundado daquilo que foi e é o ideário republicano”.

Perante uma plateia composta por alunos e professores, a Secretária Regional da Educação e Formação lembrou que este foi um “trabalho de equipa”, o que é “essencial nos dias que correm, porque todos somos sempre melhores do que apenas um, somos sempre capazes de mais coisas”.

Agora, disse a governante, “cabe também a vós, alunos, pedirem e exigirem aos vossos professores, que este tipo de recursos seja utilizado em vosso proveito”.

Cláudia Cardoso recordou aos alunos que “hoje, o tempo em que vocês vivem, em que estudam, é muito diferente do momento em que eu e outras pessoas que estão aqui, estudaram”, com mais ferramentas e recursos à disposição, “devem diariamente e com consciência, ser aproveitados por vós, na construção do vosso conhecimento”.

A Secretária da tutela salientou que “no momento em que nós vivemos, o grande dado seguro que temos, é de facto o capital do conhecimento e esse capital, ninguém nos pode tirar. Com mais crise, com menos crise, com mais medidas de austeridade ou com menos, o conhecimento que temos, a qualificação que temos, aquilo de que somos capazes por via do conhecimento que adquirimos é inestimável” dando a cada um “uma ferramenta segura na consolidação do nosso percurso”.

Na Mala, estão integrados vários recursos, com destaque para o Jogo da República, produzido pela Direcção Regional da Educação e Formação e dirigido a todos os níveis de ensino. O jogo contém mais de mil perguntas sobre a República e divide-se em quatro temáticas: Figuras e Factos, Ideais e Valores, Literatura, Artes e Imprensa e por último, Quotidiano e Desporto.

Dos conteúdos interactivos faz ainda parte outro DVD intitulado “Actividades Educativas” que contém vários puzzles virtuais, jogos de memória e o filme “O quotidiano República”.

Os DVD “Um Idealista Chamado Manuel de Arriaga”, “ Exposições” e “ A República 100 anos depois”, fazem também parte do conteúdo da Mala Pedagógica.

Destaque ainda para o CD Uma Lição Música – CD de Canções Infantis de Tomás de Borba, interpretado pelo Coro Juvenil da Academia Musical da Ilha Terceira & Alunos do Ensino Artístico da EBI da Praia da Vitória.

Por último, integra ainda a Mala Pedagógica, um friso cronológico que assinala as figuras e os factos regionais e nacionais mais relevantes entre 1910 e 1926.

Esta Mala Pedagógica, desenvolvida em parceria com a Direcção Regional da Cultura, vai chegar durante a próxima semana a todas as escolas do arquipélago.



GaCS/HB

Sem comentários: