A exposição itinerante “Figuras e factos” estará patente no Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, a partir do dia 6 de Maio até ao dia 20 de Maio, no âmbito do programa das Comemorações nos Açores do Primeiro Centenário da República Portuguesa, promovido pela Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura.
Esta exposição integra doze painéis que mostram um leque de figuras açorianas com papel de relevo na I República. Na verdade, foram muitas as personagens que se destacaram, quer a nível nacional, quer a nível regional.
Para além de dois Presidentes da República, Manuel de Arriaga e Teófilo Braga, podem registar-se ainda mais nove açorianos na qualidade de ministros. A pasta da Instrução foi servida por quatro: António Joaquim de Sousa Júnior, Manuel Goulart de Medeiros, Manuel Lacerda de Almeida e Manuel Soares de Melo e Simas; na da Marinha esteve Amaro Azevedo Gomes; José Alberto Ferreira de Azevedo Neves ocupou a pasta do Comércio; Jaime Botelho de Sousa a das Colónias; José Nunes da Ponte a do Fomento e Mário de Azevedo Gomes a da Agricultura.
No Parlamento e no Senado, outros nomes marcaram presença, alguns deles como oradores de primeira linha, mas nas ilhas houve quem desempenhasse um papel de relevo como propagandista e defensor dos ideais republicanos, colaborando intensamente na imprensa.
Este vasto leque de opções permitiu a selecção de figuras que representassem o maior número possível de ilhas, destacando individualidades que deixaram marca neste período da República. Em relação aos factos que integram esta exposição, foram seleccionados cinco grandes temas que atravessaram os Açores, mas que também os projectaram no exterior.
Paralelamente, outros factos de menor monta, mas nem por isso menos significativos, permitem auscultar a sociedade açoriana nos seus mais diversos campos, desde o cultural, o associativo, o recreativo ou o desportivo. As figuras e os factos apresentados não esgotam, logicamente, o tema em análise. Assim, com esta exposição pretende-se despertar o interesse para a busca de informações sobre outras individualidades republicanas que tenham sido esquecidas e de outros factos relevantes que não tenham sido mencionados.
A exposição poderá ser vista pelo público de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
GaCS/HO
Sem comentários:
Enviar um comentário