O Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia, assegurou esta tarde, em Ponta Delgada, que os utentes e familiares, que se encontravam no Centro Villa dos Passos, vão poder concluir os tratamentos de reabilitação.
Nesse sentido, na próxima terça-feira, os pacientes vão ser avaliados clinicamente e serão posteriormente, reencaminhados para comunidades terapêuticas no Continente, se necessário, esclareceu o governante.
Miguel Correia reagia, assim, ao anúncio da instituição, que esta manhã fez saber que na segunda-feira vai encerrar as portas, responsabilizando o Governo Regional por essa situação, ao diminuir os apoios financeiros atribuídos.
O Secretário Regional da Saúde lamenta a rescisão unilateral deste acordo de cooperação por parte do Centro Villa dos Passos e faz votos para que no futuro possa ser possível assinar um novo acordo, nos mesmos moldes e termos do actual.
Segundo disse, a decisão da instituição em encerrar as portas é única e exclusiva dos seus respectivos directores negando, por isso, qualquer responsabilidade do Governo Regional nesta matéria.
Na ocasião, Miguel Correia lembrou, que este centro começou a tratar jovens e adultos toxicodependentes na Região, ainda sem qualquer acordo com o Governo Regional, estabelecendo apenas protocolos com as autarquias e procedendo à admissão de utentes em regime privado.
Quanto à diminuição dos apoios àquele centro de reabilitação, o Secretário Regional da Saúde sublinhou, que é uma posição que visa trazer mais justiça ao preço a que estavam a ser pagos os serviços prestados, por um lado, e por outro, conseguir com o mesmo montante do plano de investimentos chegar a mais pessoas e oferecer essa possibilidade a outros toxicodependentes que se queiram reabilitar.
GaCS/LM
Sem comentários:
Enviar um comentário