O Secretário Regional da Saúde exortou esta tarde, na Terra Chã, Angra do Heroísmo, os idosos a aderirem a programas de promoção da mobilidade, como forma de continuar a ter uma vida mais activa e saudável.
Miguel Correia falava no decorrer de um encontro de convívio entre mais de 600 idosos do concelho angrense que participam num programa pioneiro de promoção da mobilidade e do equilíbrio.
O governante elogiou o projecto em curso e manifestou o empenhamento do Governo em todos os processos para melhorar a qualidade de vida e autonomia dos idosos.
Desde Outubro e até Agosto, os utentes de 23 Centros de Convívio estão a participar num projecto intitulado “Por favor, não caia”, em que fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas se deslocam aos locais de encontro dos idosos para sessões de recuperação física, de saúde e de divulgação de comida saudável.
A técnica de fisioterapia utilizada, denominada Pnf-Chi, é uma forma de exercício de baixo impacto de mobilização activa global e foi criada e desenvolvida na ilha Terceira pelos fisioterapeutas Eva Albuquerque e Paulo Araújo.
O projecto é uma iniciativa do INATEL de Angra do Heroísmo, financiado pelo Governo Regional, pelas Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Santa Cruz da Graciosa, ilha onde foi criado um núcleo para 280 idosos, e conta com diversos outros apoios, como dos Centros de Saúde de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e tem também colaborações de entidades privadas.
No convívio, que contou com um piquenique, animação musical e uma bezerrada, foi revelado que a grande maioria dos utentes que cumprem este programa vão participar numa marcha das Sanjoaninas a desfilar sozinha no dia anterior à noite das marchas, prevendo-se a participação de mais de 500 idosos da Terceira e da Graciosa.
GaCS/FA
Sem comentários:
Enviar um comentário