sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Governo atribui apoio financeiro extraordinário à importação de alimentos para animais





O Conselho do Governo autorizou quinta-feira a atribuição de um apoio financeiro extraordinário, no valor de 1,8 milhões de euros, ”destinado a suportar, parcialmente, os encargos com a importação de alimentos para os efectivos pecuários”.

Com esta medida, o Governo pretende “impedir e/ou minimizar, especificamente, os prejuízos para as produções agro-pecuária e agro-alimentar e à economia regional no geral”, indicou o Secretário Regional da Presidência ao apresentar hoje o comunicado da última reunião governamental.

André Bradford lembrou, a propósito, que as “severas condições climáticas” anormalmente verificadas na Região durante o presente Verão, assentes numa “persistente diminuição de precipitação” nos últimos seis meses, agravaram nas ilhas a quebra da produção forrageira regional, “com implicações negativas nas fileiras económicas do leite e da carne”.

Na mesma reunião, o Executivo de Carlos César aprovou também o “mecanismo de compensação para um contingente adicional de cereais, destinados às necessidades de consumo das indústrias regionais”, com um valor máximo previsto de 1,2 milhões de euros.

De acordo com o comunicado governamental, a medida “tem em conta os valores históricos de consumo, com vista a manter a sustentabilidade e competitividade das indústrias regionais do sector, contrariando o agravamento dos preços de mercado e evitando a repercussão dos custos ao nível da alimentação animal”.



GaCS/FG

Sem comentários: