sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Garantida a qualidade da água para a pecuária na ilha Terceira





De acordo com os indicadores existentes, o ano de 2011, até esta altura, revela-se como aquele que teve menos pluviosidade em simultâneo com maior temperatura do ar dos últimos anos.

Apesar destas circunstâncias, que são muito adversas para a produção agrícola, em particular para a produção de forragens, os sistemas de abastecimento de água agrícola da ilha Terceira, em parceria com os Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, têm respondido com eficácia, mesmo quando ficaram sujeitos ao aumento exponencial do consumo que o calor e a seca fizeram acontecer de forma excepcional.

No caso do Sistema de Abastecimento de água do Paúl e da Serra do Cume/Agualva, verificaram-se momentos de diminuição da qualidade da água destinada à agricultura, por questões relacionadas com a passagem, em Julho, para o uso da água da lagoa artificial do Cabrito, apesar da mesma passar pela estação de tratamento de água que tem uma capacidade de tratamento de 1.470 metros cúbicos por dia.

A pressão a que o sistema de abastecimento de água da lagoa do Cabrito foi sujeita, nalguns dias exigindo um consumo diário superior ao referido, esteve na origem da diminuição pontual dos níveis da qualidade da respectiva água.

A qualidade da água agrícola é monitorizada continuamente pelos serviços municipalizados, no âmbito da parceria existente com a IROA, SA, o que permitiu resolver a situação verificada e manter a boa qualidade da água distribuída à lavoura.

Com as chuvadas que ultimamente ocorreram, não só se inicia o processo de recuperação da produção das pastagens, como muitas das nascentes e ribeiras que são captadas para o abastecimento de água e que entretanto haviam secado ou reduzido os seus caudais drasticamente, começam a voltar à normalidade verificando-se o restabelecimento de todos os sistemas.

Em todo o caso, o investimento feito em água para a agricultura na ilha Terceira revelou uma excelente capacidade de responder, com eficácia, ao mais prolongado período de Estio dos últimos anos, demonstrando a sua grande utilidade para a agro-pecuária terceirense.


GaCS/MS

Sem comentários: