segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Açores à frente na maioria dos indicadores TIC na Administração Pública

Nos dados publicados recentemente pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, a Administração Pública dos Açores teve, em 2011, os valores mais elevados, a nível nacional, no que respeita aos organismos que comunicam pela internet com empresas, cidadãos e outros organismos.


Na comunicação com as empresas, os organismos públicos açorianos registam a maior percentagem de utilização da internet, ou seja, 94 por cento dos organismos açorianos contatam as empresas via internet, acima dos 83 por cento registados na Madeira e dos 89 por cento registados pela Administração Pública Central.

Também o indicador da percentagem dos organismos que comunicam com os cidadãos pela Internet é superior nos Açores, 91 por cento, enquanto que na Administração Central é de 88 por cento e na Administração madeirense, 84 por cento. No caso da comunicação através da Internet com outros organismos, os Açores atingem o valor de 100%, à frente da Administração Pública Central, que se fica pelos 92 por cento, e da Madeira, 88 por cento.

Os serviços regionais são igualmente os mais assíduos na utilização de equipamento de videoconferência. Em 2009 já 74 por cento dos organismos da Administração Pública açoriana utilizava o sistema de videoconferência, numa percentagem muito superior à Administração Pública Central e madeirense, 34 e 6 por cento respetivamente. Os organismos da Administração Publica Açoriana continuam a utilizar assiduamente a videoconferência, reduzindo custos de deslocação entre ilhas e aproveitando as potencialidades deste equipamento.

Já em 2009 os Açores lideravam o item dos organismos que asseguram cópias de segurança dos seus sistemas de informação em locais exteriores, 71 por cento. Na Administração Pública Central essa percentagem não foi além dos 51 por cento e na Madeira 49 por cento. O Governo dos Açores tem já em curso, compromisso assumido para a atual legislatura, não só a implementação de um disaster recovery center como também, uma solução de business continuity.

O número de organismos da administração pública regional aumentou de 5 para 48 por cento, de 2005 para 2011, no que respeita à consulta de catálogos de aprovisionamento via internet, e cresceu igualmente quanto a encomendas de bens e serviços por esta via, bem longe do percurso da Madeira, que mantém neste item os mesmos 9 por cento registados em 2009.



GaCS

Sem comentários: