quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Medicamentos em unidose vão permitir grande poupança


O Secretário Regional da Saúde visitou hoje a farmácia do hospital de Ponta Delgada, assinalando a entrada em funcionamento do serviço de venda de medicamentos em dose unitária.



Em declarações prestadas na ocasião, Miguel Correia disse que “esta medida vai permitir uma poupança significativa para os utentes” uma vez que estes levam apenas os medicamentos que necessitam para o tratamento em causa.


Em muitos casos existem unicamente embalagens grandes do medicamento prescrito, quando a pessoa necessita só de dez ou vinte comprimidos. Prova disso é que todos temos em casa várias embalagens de medicamentos que não foram utilizados na totalidade.


“Desta forma, as pessoas pagam menos porque só levam a dose que necessita e a Região, por sua vez, também, não está a comparticipar medicamentos que depois vão para o lixo”, observou Miguel Correia.

Quanto ao impacto que esta medida possa ter no mercado, o Secretário da Saúde, lembrou que esse ponto foi já debatido na Assembleia Legislativa Regional quando apreciou o diploma que define esta matéria. Sublinhou que a unidose foi fixada nos Açores também para as farmácias de oficina e tudo indica que terão todo o interesse em aderir a esta medida, por exemplo, no atendimento de doentes crónicos criando embalagens com a medicação para cada dia.


A dispensa de medicamentos em unidose está disponível, agora, na farmácia do hospital de Ponta Delgada apenas para os doentes que recorrem à urgência, em Março a medida será largada aos doentes que vão à consulta externa ou que tenham alta hospital.


No hospital de Angra do Heroísmo a unidose estará disponível a partir de 1 de Fevereiro.


De acordo com a legislação aprovada, os centros de saúde também poderão vir a disponibilizar medicamentos em dose unitária. A decisão será tomada em função da avaliação feita no final do corrente ano.


Na ocasião, a diretora dos serviços farmacêuticos explicou os procedimentos definidos na preparação da unidose que garante total segurança. De resto, o hospital de Ponta Delgada tem já uma vasta experiência uma vez que disponibiliza medicamentos em dose unitária, desde 1988, para os doentes internados, a mais de 300 camas de 16 serviços do hospital.



GaCS

Sem comentários: