quinta-feira, 1 de março de 2012

Ambulâncias SIV começam a prestar socorro à população durante este mês


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou hoje a empreitada de construção da piscina de 25 metros do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, uma visita inserida nas comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil.



O governante aproveitou a efeméride para anunciar que ainda no decorrer do mês de Março começam a funcionar as ambulâncias SIV – Sistema Imediato de Vida, que vão garantir, com a ajuda de pessoal de enfermagem e bombeiros, um socorro mais qualificado ao nível da emergência médica nos Açores.


As ambulâncias SIV vão iniciar, numa primeira fase, em S. Miguel mas serão extensíveis a Angra do Heroísmo e à Horta, ainda durante o primeiro semestre de 2012, de acordo com a experiência, capacidade de resposta e formação de pessoal que ainda está a decorrer nestas ilhas.


“A Proteção Civil açoriana continua no bom caminho e prova disso mesmo é o convite que recebemos hoje do Serviço Nacional de Proteção Civil da Itália para podermos colaborar com peritos e técnicos açorianos, na partilha de experiência e saber adquirido”, informou José Contente.


Em relação à piscina olímpica em fase de conclusão, o Secretário Regional sublinhou que a tutela continua a investir na Proteção Civil mas de uma forma sustentada, de acordo com os recursos da Região, reafirmando que a prioridade tem sido, no entanto, o investimento na qualificação e formação do corpo de bombeiros.


A piscina, que servirá toda a comunidade do concelho da Ribeira Grande e tem uma valência para pessoas portadoras de deficiência e que utiliza energias renováveis para o aquecimento da água, nomeadamente a geotermia, estará concluída dentro de um mês e meio e representou um investimento de 2,3 milhões de euros.


Em relação à situação atual dos Bombeiros Voluntários da Povoação, José Contente esclareceu que esta Associação Humanitária, no dia 7 de Fevereiro, questionou o Serviço Regional de Proteção Civil sobre o pagamento dos combustíveis por parte do Fundo Regional de Abastecimentos. Ora, este organismo revelou que não tinha recebido qualquer fatura dos meses de Novembro nem de Dezembro para pagamento por parte dos Bombeiros da Povoação. “No dia 13 de Fevereiro, os Bombeiros da Povoação pediram desculpa porque o lapso tinha sido seu, portanto, não há atraso nenhum do Governo. O atraso, e não sei se negligência de alguém, foi da Associação Humanitária de Bombeiros da Povoação”, referiu o governante.



GaCS

Sem comentários: