sexta-feira, 13 de abril de 2012

Açores devem ser “uma Região social e não económica”, defende José Contente


Os Açores não podem sacrificar o primado do social mediante a uma “ditadura económica”. Esta foi a mensagem transmitida hoje pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos após a visita às instalações da Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel.


José Contente defendeu uma Região socioeconómica onde o primado social prevaleça sobre o primado económico, garantindo que “o desenvolvimento humano, enquanto desenvolvimento integral, não exclua ninguém”.

A instituição, através do apoio da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, adquiriu diverso equipamento informático e softwareadaptado às necessidades dos utilizadores de forma a garantir o acesso a cidadãos portadores de deficiência às novas tecnologias da informação e comunicação.

“O Governo dos Açores, em várias dimensões mas também na área das novas tecnologias da informação, apoia instituições desta natureza porque estas ferramentas permitem aprendizagens mais relevantes, promovem a integração digital e um desenvolvimento socio-motor maior”, sublinhou o governante.

A tutela financiou igualmente as Jornadas de Reflexão sobre Paralisia Cerebral e formação de cidadãos portadores de deficiência, além da aquisição de equipamento adaptado.

José Contente valorizou a integração digital dos utentes da Associação, afirmando que os equipamentos informáticos permitem melhorias significativas na aprendizagem.

O Secretário Regional elogiou ainda as dirigentes e formadores da APCM, referindo “que são muito empenhadas e qualificadas, são sobretudo pessoas de grande humanidade tal como as mães e os pais que, efetivamente, fazem parte desta associação”.


Anexos:
2012.0413-SRCTE-visita-APCM.mp3


GaCS

Sem comentários: